Viagora

Teresina recebe encontro de Associações Municipais do Nordeste

O evento, realizado na manhã desta segunda-feira (18), foi organizado pela Associação Piauiense de Municípios (APPM) em parceria com as entidades municipais da Região Nordeste.

Na manhã desta segunda-feira (18), aconteceu em Teresina o I Encontro de Associações Municipais do Nordeste Brasileiro, realizado pela Associação Piauiense de Municípios (APPM) em parceria com as entidades municipais da Região Nordeste.

O evento contou com a presença do governador Wellington Dias, que participou da reunião técnica que teve como principal objetivo discutir e unificar uma pauta municipalista que contemple as reais necessidades da região.

  • Foto: Divulgação/CCOMO governador Wellington Dias esteve presente no evento da APPM.O governador Wellington Dias esteve presente no evento da APPM.

Alguns temas serão colocados em debate, como a atualização dos programas de saúde, cessão onerosa, royalties e 1% do FPM para o mês de setembro. “Há um grande volume de recursos que estados e municípios do Nordeste devem receber da União e estão retidos. Estamos trabalhando para que a Câmara e o Senado possam votar alguns projetos a nosso favor”, disse o governador.

Ao final do evento, um documento será elaborado. A Carta de Teresina irá destacar as principais reivindicações dos estados nordestinos ao governo federal e será apresentada pelos líderes municipalistas na XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que será realizada entre os dias 08 e 11 de abril.

Os presidentes das Associações de Municípios dos Estados de Alagoas, Maranhão, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe também marcaram presença ao evento.

Para o presidente da APPM, Jonas Moura, o momento servirá para reunir entendimentos e fortalecer as pautas prioritárias para a região nordeste. “Estamos preparando este evento onde estaremos, com os colegas presidentes das associações nordestinas, bancada federal e os presidentes das associações microrregionais do estado, tratando da criação de uma pauta que efetivamente atenda a nossa região. Queremos, com isso, levar até o governo federal as reivindicações e expectativas dos prefeitos nordestinos, que lutam por melhores condições de governabilidade e um pacto federativo mais justo e igualitário”, destaca o gestor.

Facebook
Veja também