Piauí

Teresina recebe novamente título de capital com melhor educação pública

Segundo o MEC, os resultados do IDEB de 2019 mostram que Teresina alcançou a nota de 7.4 nos anos iniciais e 6.3 nos anos finais, resultados que ultrapassam a meta nacional.
15/09/2020 15h12 - atualizado

Nesta terça-feira (15), o Ministério da Educação (MEC) anunciou, durante coletiva transmitida pelas redes sociais, que Teresina continua sendo a capital do país que apresenta a melhor Educação Pública do Brasil.

De acordo com o MEC, os resultados do IDEB de 2019 mostram que Teresina alcançou a nota de 7.4 nos anos iniciais e 6.3 nos anos finais, resultados que ultrapassam a meta nacional. O indicador que revela a qualidade do ensino público no país é divulgado a cada dois anos.

Conforme a Secretaria Municipal de Educação (Semec), no ano de 2017 Teresina chegou ao primeiro lugar no ranking das capitais, deixando para trás grandes redes municipais, como São Paulo e Curitiba.

Segundo o Ministério da Educação, o IDEB revela a qualidade do aprendizado dos alunos no Ensino Fundamental, considerando especialmente as habilidades em Língua Portuguesa e Matemática. As médias são consideradas a partir do desempenho do SAEB e do fluxo escolar. Até então, Teresina já havia alcançado as marcas de 6.8 com as turmas do 5º ano; e 6.0 do 9º ano, o que leva a um crescimento de 0,6 pontos e 0,3 em cada etapa escolar, respectivamente.

“Em meio a uma pandemia, dias difíceis, temos essa notícia maravilhosa. Esperávamos continuar entre os primeiros porque temos confiança no trabalho realizado nos últimos anos, mas sempre gera expectativa. E que bom que estamos novamente com a medalha de ouro. Mostra que a educação de Teresina está no caminho certo”, comemorou Kátia Dantas, secretária municipal de Educação.

Mais na Web