Viagora

Teresina reduz em 35% óbitos provocados pelo novo coronavírus

Mesmo com os índices favoráveis, a FMS orienta a população para que mantenham as medidas sanitárias para evitar a contaminação.

Em Teresina houve uma redução de 35% nos óbitos pela Covid-19 e uma queda de 18% nos casos de internação, além de reduzir em 18% nos casos confirmados da doença.

Segundo o Comitê de Operações Emergenciais (COE) da Fundação Municipal de Saúde (FMS), está em queda de 0,5% os casos de síndrome gripal e R0 persistente abaixo de um (índice de transmissibilidade), o que significa potencial de baixa contaminação do novo coronavírus na capital piauiense.

Os dados são da 28ª semana epidemiológica de 2021 (11/07 a 17/07) comparados com a semana anterior (04/07 a 10/07).

De acordo com o médico infectologista do COE da FMS, Walfrido Salmito, os dados relacionados aos idosos também estão melhorando.

“Houve redução percentual gradativa das mortes em indivíduos com idade a partir de 70 anos ao longo de 2021 e a análise é de que a vacinação deste público é fator determinante”, explicou.

Mesmo com os índices favoráveis, o médico orienta a população para que mantenham as medidas sanitárias para evitar a contaminação. “O uso de máscara, evitar aglomeração e a higiene das mãos são essenciais para evitar contaminação pelo vírus”, disse.

Facebook
Veja também