Viagora

Teresina registra 110 casos de Covid-19 nessa segunda-feira

O médico infectologista e coordenador do COE, alerta que o novo coronavírus, pode trazer sequelas a curto, médio e longo prazos.

Em Teresina, o boletim diário, divulgado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), registrou nessa segunda-feira (23), três óbitos por Covid-19 e mais 110 casos positivos da doença.

Dentre as mortes, uma ocorreu na segunda (23), outra no domingo (22) e mais uma no dia 20 de novembro. Todas foram de homens de 62, 75 e 82 anos, moradores das zonas Sul e Leste. Todos portavam alguma comorbidade, como diabetes, doenças cardiovasculares, pulmonares e renais.

De acordo com os dados da FMS, a capital contabiliza um total de 41.507 casos e 1.149 óbitos pela doença desde o início da pandemia, no mês de março.

O boletim registra ainda um total de 16.465 pessoas recuperadas, entre altas hospitalares e do isolamento domiciliar. 

A Prefeitura de Teresina criou um novo ambulatório especializado para o atendimento de pacientes com sequelas de Covid-19. O serviço funciona em dias úteis, nos turnos manhã e tarde, no Centro de Saúde Lineu Araújo. Onde há oferta de consultas e exames nas áreas de cardiologia, nefrologia, neurologia, pneumologia, fisioterapia, nutrição e psicologia, consideradas especialidades que contribuem para a completa recuperação do indivíduo.

Walfrido Salmito, médico infectologista e coordenador do Centro de Operações em Emergência (COE) da FMS, alerta que o novo coronavírus, pode trazer sequelas a curto, médio e longo prazos. E para receber atendimento no ambulatório, os pacientes que ficaram com alguma sequerla após a infecção, podem se dirigir às 68 Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde são avaliados e encaminhados para o tratamento, se necessário.

Já os pacientes com a doença, que estão internados nos Hospitais da Prefeitura, no momento da alta, podem também ser direcionados ao Centro de Saúde Lineu Araújo.

Facebook
Veja também