Viagora

Teresina registra 204 novos casos de coronavírus em 24 horas

O aumento no número de casos tem levado a um aumento também no número de internações, muitas delas em estado grave, diz FMS.

Teresina registrou 204 novos casos de COVID-19 e 10 óbitos em 24 horas. Os números  são os mais recentes do Painel Epidemiológico, divulgado na noite de segunda-feira (15), pela Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Agora, a capital soma 4.624 casos da doença, além de 217 mortes pelo novo coronavírus.

Dentre os 10 óbitos, sete aconteceram no domingo (14) e três na segunda-feira (15). A vítima mais jovem tinha 47 anos, enquanto a idade das demais variou entre 66 e 91 anos. Apenas duas pessoas não apresentavam comorbidades; as outras oito eram portadoras de hipertensão, uma delas era tabagista e uma era obesa. Três vítimas residiam na zona Norte, três na zona Sul, três na zona Sudeste e uma na zona Leste.

O aumento no número de casos tem levado a um aumento também no número de internações, muitas delas em estado grave, o que tem sobrecarregado as UTIs do sistema municipal. Diante disso, a Prefeitura de Teresina tem trabalhado para ampliar a rede de atendimento para a população. “Desde ontem (15), passamos a disponibilizar mais 10 leitos de UTI no Hospital São Marcos para atender pacientes do SUS que estejam com quadro grave da Covid-19”, informa o presidente da FMS Manoel Moura.

Na rede do município, o trabalho da FMS é para ampliar os leitos de UTI do HUT, mas como não foram preenchidas todas as vagas abertas através das convocações, foi feito um novo chamamento, em caráter de urgência. O hospital precisa de médicos com experiência em terapia intensiva.

Os casos da doença seguirão subindo se a população não fizer sua parte em seguir as medidas de isolamento social. É o que alerta o médico infectologista da FMS, Walfrido Salmito. “Por isso, pedimos que todos usem máscara, lavem as mãos com frequência, mantenham o distanciamento de 2 metros das pessoas e só saiam de casa se for necessário”, finaliza.

Facebook
Veja também