Viagora

Teresina registra 38.863 casos e 1.119 mortes pela Covid-19

A Fundação Municipal da Saúde registrou nessa quinta-feira (5), 211 casos do novo coronavírus e um óbito pela doença.

Desde o início da pandemia até o momento, Teresina já contabiliza um total de 38.863 casos e 1.119 mortes por Covid-19. De acordo com os dados do Painel Epidemiológico da Fundação Municipal de Saúde, nessa quinta-feira (5), foram registrados 211 novos casos da doença e um óbito.

O número de recuperados é de 15.221 pacientes, mas apesar do crescimento desse índice, a FMS alerta que é necessário que os cuidados para prevenção da Covid-19 sejam mantidos.

“As pessoas com hipertensão e diabetes ou que possuem doenças cardiovasculares, por exemplo, já possuem alteração no seu sistema imunológico e um estado inflamatório crônico e, com a infecção pelo coronavírus, pode ocorrer um estresse adicional aos órgãos. Isso pode contribuir para que o paciente apresente a forma grave da Covid-19 e também ocasionar a descompensação dessas doenças prévias”, alerta o médico cardiologista Daniel Gonçalves.

Ele alerta ainda que as pessoas idosas e com doenças crônicas, que estão no grupo de risco para a Covid-19, devem cuidar bem da sua saúde. “É importante fazer exercício físico em casa, alimentar-se bem, hidratar-se, além de seguir as recomendações de higiene e de distanciamento social. Mas todos devem estar atentos aos cuidados porque há várias nuances dessa doença que ainda não conseguimos compreender: tem pacientes que não tem nenhuma doença ou são jovens e evoluem para óbito”.

Facebook
Veja também