Viagora

Teresina registra índice de isolamento de apenas 47% na terça

O índice é medido pela startup InLoco, que monitora 217 mil telefones na capital, e está muito abaixo do ideal de 73% estimado pelas autoridades de saúde.

Na última terça-feira, 12 de maio, a taxa de isolamento social registrada em Teresina foi de apenas 47,4%, segundo levantamento feito pela startup recifense InLoco através do monitoramento de 217 mil smartphones. O dado representa um aumento de apenas 0,8% no índice do dia anterior. Em comparação com a terça-feira passada, que registrou 45,2%, a diferença entre os índices é de 2,2%.

Segundo a Prefeitura de Teresina, mesmo com um leve crescimento, os percentuais seguem muito abaixo do mínimo estimado pelas autoridades de saúde para diminuir o contágio, que é de 73%. Em decorrência da diminuição distanciamento social, o número de casos do novo coronavírus na capital teve um aumento de 104,49% em dez dias. Os dados da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) apontam que o total passou de 458, no dia 2 de maio, para 937, no dia 12 de maio.

  • Foto: Divulgação/Prefeitura de TeresinaÍndice de isolamento registrado em Teresina está abaixo dos 50%.Índice de isolamento registrado em Teresina está abaixo dos 50%.

Os dados apontam que alguns bairros de Teresina apresentaram maiores taxas de isolamento na terça-feira (12). O bairro Pedra Miúda lidera este ranking com percentual de 56,43%. Em seguida, no bairro Ininga, 56,13% das pessoas ficaram em casa. Na contramão disso e descumprindo todas as recomendações de isolamento social, os bairros Flor do Campo e Santo Antônio tiveram os piores índices, com percentuais de 37,67% e 38,45%, respectivamente.

Ampliando as ações de monitoramento do índice de isolamento social, a prefeitura também está reunindo dados gerados pelas operadoras de telefonia celular, que disponibilizam informações de mais de 1 milhão de telefones. Segundo os números fornecidos pelas empresas, 51,1% não saíram de casa na terça-feira.

“Percebemos um leve aumento no índice de isolamento, mas é preciso que mais pessoas tomem a consciência da importância que é ficar em casa para evitar a proliferação do vírus. O afrouxamento do distanciamento social em toda a cidade reflete diretamente no aumento do número de casos, como aponta o resultado de nossas pesquisas”, destacou o prefeito Firmino Filho.

Facebook
Veja também