Viagora

Teresina registra índice de isolamento menor que 50% pelo 3º dia

Segundo dados divulgados pela prefeitura da capital, o percentual registrado nessa quarta-feira, 20 de maio, foi de apenas 44,7%.

A Prefeitura de Teresina anunciou que, pelo terceiro dia seguido, o índice de isolamento social na capital piauiense ficou abaixo dos 50%. Nessa quarta-feira (20), esse percentual ficou em 44,7%. Esse dado é bem inferior ao que a capital registrou nas suas primeiras semanas de implantação de medidas restritivas e também está bem abaixo do índice mínimo considerado eficaz, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), para diminuir a disseminação do novo coronavírus.

Quando observado por região da cidade, a zona Leste ocupa o primeiro lugar do ranking, com um isolamento social de 45,89%; seguida da zona Centro-Norte, com 44,90%. Logo depois vem a zona Sul, com 43,40% de sua população respeitando a determinação de ficar em casa. Em último lugar está a região Sudeste de Teresina, uma das mais populosas da capital, com um percentual de 41,90%.

Os bairros que mais respeitam o isolamento social em Teresina são Ininga (55,65%), Jóquei (52,95%), Mafuá (52,90%), Cabral (51,20%) e Lourival Parente (50,73%). Na outra ponta da tabela, os bairros que mais desrespeitam as determinação de ficar em casa são Vila São Francisco (43,20%), Santa Rosa (43,20%), Colorado (43,30%), Porenquanto (43,35%) e Itararé (43,48%).

O monitoramento é realizado diariamente pela startup recifense InLoco, que colhe as informações por meio de georreferenciamento, usando dados de deslocamento colhidos a partir dos smartphones de pessoas residentes em Teresina.

Para estimular as pessoas a ficarem em casa e obedecerem as recomendações de isolamento social, a Prefeitura de Teresina encaminhou para a Câmara Municipal projeto de lei solicitando antecipação do feriado municipal do dia 08 de dezembro, quando se comemora o Dia de Nossa Senhora da Conceição. A solicitação foi aprovada e o feriado será antecipado para esta sexta-feira (22).

Facebook
Veja também