Viagora

Teresina registra queda de 18% no número de infectados com Covid-19

De acordo com a FMS, no período entre os dias 18 e 20 de setembro foram identificadas 126.873 pessoas com o vírus.

Nesta quinta-feira (24), o prefeito Firmino Filho informou, por meio de videoconferência, que o número de pessoas que testaram positivo para a Covid-19 teve uma queda de 18,09% nesta semana em relação à etapa anterior da Pesquisa de Investigação Sorológica.

De acordo com a FMS, no período entre os dias 18 e 20 de setembro foram identificadas 126.873 pessoas com o vírus, enquanto na sondagem realizada na 19ª fase, o número era de 154.721 pessoas contaminadas. A sondagem apontou que a taxa de transmissão do vírus continua a flutuar próxima ao valor 1.

“O R0, que indica o índice de contágio da Covid-19, é um dado estimativo, então ele oscila naturalmente. Fazendo o cálculo matemático dos resultados observados no inquérito sorológico, tivemos o R0 de aproximadamente 1,09. Já a partir do comportamento da curva de notificações das semanas epidemiológicas, o R0 ficou em 0,97”, explicou o prefeito.

Segundo a pesquisas a quantidade de pessoas com o vírus identificada na sondagem é quatro vezes maior que os 28.332 casos confirmados oficialmente pelo Centro de Operações de Emergência (COE) da Fundação Municipal de Saúde (FMS) no momento da coleta dos dados.

  • Foto: Divulgação/Prefeitura de TeresinaTeresina registra queda de 18,09% no número de infectados com a Covid-19Teresina registra queda de 18,09% no número de infectados com a Covid-19

Conforme a Fundação Municipal de Saúde (FMS), a cidade possui 24.994 pessoas que estão com o vírus ativo e na fase de transmissão. Já quanto à infecção remota, que representa o número de imunes, a quantidade foi de 51.891.

Os dados apontam que a zona Norte lidera o ranking de casos de Covid-19 e aparece com 33% de pessoas infectadas com o Coronavírus. Em seguida aparece a zona Sul, registrando 30% dos casos. A zona Leste representa 19% dos casos, e a zona Sudeste confirmou 17% das pessoas da região com a doença.

De acordo com a pesquisa, a faixa etária entre 25 e 34 anos foi a mais infectada com o novo coronavírus e apresentou 23% dos casos. Em seguida aparecem as idades entre 15 a 24 anos e 0 a 14 anos, com 20% e 17% dos casos, respectivamente. A faixa etária de 35 e 44 anos registrou 16% dos casos. Já as pessoas com idade entre 45 e 54 anos representam 11% dos casos positivos para a Covid-19. A faixa etária das pessoas entre 55 e 69 anos representaram 10% dos casos positivos. Nas pessoas com idade acima de 70 anos, a pesquisa registrou 2% de casos positivados.

Durante a videoconferência, o prefeito também apresentou dados sobre a assistência médica na rede de saúde da capital. Com relação aos atendimentos a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), houve um crescimento de 23,5% se comparadas as médias móveis da etapa atual com a de 14 dias atrás.

“Já vimos esse aumento antes. Observando o gráfico desse processo de queda nos atendimentos às síndromes gripais graves, podemos ver que tem altos e baixos. Mas é um dado que precisamos monitorar ao longo das próximas semanas, verificar com atenção se esse aumento é contínuo ou não”, destacou o gestor.

O prefeito Firmino Filho ressalta ainda que as taxas de ocupação dos leitos Covid seguem abaixo de 70%. “Mesmo com a desativação de muitos leitos Covid, ainda temos uma folga no sistema de saúde. As taxas de ocupação apresentaram um pequeno crescimento nesta etapa, mas isso se deve ao fato de estarmos desativando muitos desses leitos, convertendo-os para atendimentos de outra natureza, e não necessariamente que a demanda de pacientes com o Coronavírus tenha aumentado”, comentou Firmino.

Facebook
Veja também