Viagora

Teresina registra queda no atendimento de síndromes gripais

De acordo com a FMS, essa alteração na curva pode ser um sinal de que o número elevado de casos aconteceu no mês de junho em Teresina.

A Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), informou que a capital apresentou uma queda no número de atendimentos por Síndromes Gripais (SG), infecções respiratórias causadas por diversos agentes, entre eles o novo coronavírus, por sete semanas consecutivas.

De acordo com a FMS, no período de 21 a 27 de junho, foram registrados 20.016 atendimentos, e entre os dias 9 e 15 de agosto, o número caiu para 11.875, sinalizando diminuição de 41% desses casos em Teresina.

“Houve redução nos atendimentos por Síndromes Gripais, de forma gradual, desde a 26ª semana até a 33ª semana. No caso da 34ª semana, que só irá se encerrar no dia 22 de agosto, iremos observar se continua essa tendência de queda”, explica o médico infectologista do Comitê de Operações em Emergências (COE) da FMS, Kelsen Eulálio.

  • Foto: Divulgação/Prefeitura de TeresinaTeresina registra queda no atendimento de síndromes gripais por sete semanasTeresina registra queda no atendimento de síndromes gripais

O infectologista informa ainda que fenômeno semelhante de queda foi observado na quantidade de pessoas que morreram em decorrência de complicações da Covid-19 e eram residentes em Teresina. Na 29ª semana, foram registradas 87 mortes e na 33ª semana, o número caiu para 43, o que representa diminuição de 50% de óbitos.

Segundo Kelsen Eulálio, essa alteração na curva pode ser um sinal de que o número elevado de casos aconteceu no mês de junho em Teresina. “Podemos inferir que estamos saindo do pico devido à queda expressiva no número dos atendimentos de Síndrome Gripal e dos óbitos pela doença, além da taxa de ocupação de leitos de UTI Covid-19, que tem se mantido sempre igual ou inferior a 70% nas últimas semanas”, informa.

O médico ressalta ainda que diante da reabertura das atividades econômicas em Teresina, é importante que a população mantenha as medidas de higiene e distanciamento social, além do uso de máscara.

Facebook
Veja também