Viagora

Teresina registra redução nas internações por síndromes respiratórias

Segundo o Painel de Dados Covid-19 da FMS, a redução nas internações por SRAG pode ser percebida a partir da semana epidemiológica iniciada no dia 28 de junho.

A Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), informou que pela segunda semana consecutiva houve uma queda no número de internações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG), além da redução no número de pessoas atendidas por síndromes gripais.

De acordo com o Painel de Dados Covid-19 da FMS, que contabiliza atendimento na rede pública e privada, a redução nas internações por SRAG pode ser percebida a partir da semana epidemiológica iniciada no dia 28 de junho.

“De 766 internações registradas na semana epidemiológica 26, o número caiu para 742 na semana 27 e 691 na semana 28, que se encerrou no último dia 11 de julho. Isso representa uma queda de 3% e 7% respectivamente”, aponta o diretor técnico da Empresa Teresinense de Processamento de Dados (Prodater), Câncio Júnior.

Segundo a prefeitura, um fenômeno semelhante de queda foi observado no quantitativo de atendimentos por síndromes gripais. “Observamos um decréscimo de 7% entre as semanas 26 e 27, e outro de 21% entre as semanas 27 e 28”, afirma Câncio Júnior. No mês de junho Teresina chegou a picos de 3.303 atendimentos diários. Agora, o gráfico mostra uma média de 2.480 atendimentos por dia na primeira metade do mês de julho.

Para o infectologista Kelsen Eulálio, membro do Comitê de Operações Emergenciais da FMS, esta alteração na curva pode ser um sinal de uma possível regressão da doença em Teresina. “No município, o número de atendimentos de casos de síndrome gripal apresentou tendência crescente até metade da última semana de junho, passando a diminuir a partir desse período. Os casos de SRAG também apresentaram tendência de queda a partir do início de julho, o que parece ser um indicativo de que ultrapassamos o pico da curva epidêmica em Teresina”, avalia o médico.

Conforme a prefeitura, os dados se relacionam com os resultados da 12ª etapa da pesquisa sorológica que revelou uma queda na taxa de contágio, que atualmente está em 0,72. Além disso, foi atestado que o número de casos positivados para a doença diminuiu 6% em relação à etapa anterior: foram 156.623 confirmados, contra 167.175 casos na semana anterior.

A Prefeitura de Teresina informou que está tomando medidas para manter os índices de isolamento social e contribuir para a diminuição das taxas relacionadas ao novo coronavírus, como a restrição de atividades durante os fins de semana e da circulação de veículos no centro da cidade, reduzindo assim a possibilidade de formação de aglomerações.

Facebook
Veja também