Viagora

Teresina tem aumento de 83% em internações por síndrome respiratória

Na avaliação do diretor de Atenção Básica da FMS, Kledson Batista, o aumento dos casos de síndromes gripais é uma evidência de que os casos da Covid-19 também estão crescendo.

A Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), informou que somente nessa quarta-feira (26) 3.019 pessoas com sintomas de síndrome gripal procuraram por serviços de saúde na capital, sendo 2.065 na rede pública e 954 na rede privada.

De acordo com a FMS, foram registrados nos mesmo dia 128 atendimentos de síndrome respiratória aguda grave, sendo o maior número até agora, representando um aumento de 83% no número de internações desde o início da pandemia.

Segundo dados da Fundação, já foram registrados 3.613 atendimentos a pessoas com sintomas gripais, dos quais 57.938 foram na rede pública de saúde e 30.679 na rede privada de março até junho. Atualmente, a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid está em 79,87%. Das 162 unidades da rede pública, 132 estão ocupadas. Na assistência privada existem 156 UTI’s e 122 estão sendo utilizadas, com base nos dados da prefeitura.

Na avaliação do diretor de Atenção Básica da FMS, Kledson Batista, o aumento dos casos de síndromes gripais é uma evidência de que os casos da Covid-19 também estão crescendo, e é um reflexo da diminuição nas taxas de isolamento social na capital.

“No início da pandemia, em meados de março, Teresina ainda estava com um número reduzido de pessoas com síndrome gripal, pois a quarentena estava sendo respeitada mais fortemente. Mas, mesmo com as imposições, decretos e as ações da prefeitura, é notório que muitas pessoas desrespeitam o isolamento e se aglomeram em filas de banco, em feiras livres, pequenas lojas, ou até mesmo em serviços essenciais. Nesse sentido, os casos tendem realmente a aumentar”, comenta o diretor.

A gerente de epidemiologia da FMS, infectologista Amparo Salmito, alerta para os cuidados para evitar a contaminação de mais pessoas, ressaltando a capacidade de atendimento da rede municipal de Saúde, que está com ocupação acima de 70%.

“O número de leitos de UTI continua com ocupação acima de 70% e acreditamos que as medidas de isolamento ainda sejam as mais efetivas para o controle da pandemia. A covid-19 é uma doença extremamente grave e é transmitida com facilidade. É essencial que as pessoas continuem os cuidados de prevenção, distanciamento social, uso de máscara e, principalmente, lavagem constante das mãos”, alerta a infectologista.

Conforme o presidente da FMS, Manoel de Moura Neto, já foram adquiridos mais equipamentos para a ampliação dos leitos de UTI, visto que os casos continuam a crescer na capital. Ele afirma ainda que são necessários mais médicos, de qualquer especialidade.

Facebook
Veja também