Viagora

Teresina tem queda no número de pessoas infectantes para a Covid-19

De acordo com os novos dados da pesquisa apresentado pelo prefeito, houve uma queda de 39% no número de pessoas infectantes, caindo de 20.151 na semana anterior, para 12.454 nesta última pesquisa.

Nesta quarta-feira (29), durante a apresentação da 15° etapa da pesquisa de investigação sorológica, realizada entre os dias 24 e 26 de julho em Teresina, o prefeito Firmino Filho informou que a capital registrou queda no número de pessoas contaminadas que podem transmitir a Covid-19.

De acordo com os novos dados da pesquisa apresentados pelo prefeito, houve uma queda de 39% no número de pessoas infectantes, caindo de 20.151 na semana anterior, para 12.454 nesta última pesquisa.

“A curva de infectantes está caindo e a tendência é seguir assim. Se observarmos os dados gerais, no período de 15 a 17 de maio tivemos 11.502 pessoas com o vírus ativo e agora temos 12.454. São números bem próximos, mas o contexto é diferente: lá em maio o total de pessoas imunes era bem menor e o vírus tinha um grande campo de indivíduos para contaminar. No momento atual, esses pouco mais de 12 mil infectantes já estão cercados por mais de 100 mil imunes que não vão pegar e transmitir o vírus”, comentou Firmino.

Segundo a 15° etapa da pesquisa, mais da metade das pessoas que foram contaminadas pela Covid-19 em Teresina já estão imunes. 107.587 pessoas já estão imunes à Covid-19 e 77.922 estão em processo de imunização contra a doença.

O prefeito Firmino Filho destacou ainda que teve queda do R0 (R-zero), e que a taxa de transmissão do vírus em Teresina ficou em 0,62 nesta etapa da pesquisa. “Pela primeira vez o R0 fica abaixo de 1 por duas semanas consecutivas. Antes esse valor oscilava, o que é normal para uma pesquisa que trabalha estatísticas e margem de erro, mas agora observamos essa constância. Isso é mais um forte indício de que a transmissibilidade está realmente caindo”, destacou.

A pesquisa constatou também que houve queda na quantidade total de casos positivos, sendo identificadas 197.963 pessoas, contra 201.768 registradas na etapa anterior. A pesquisa revela ainda que a quantidade de positivados é 15 vezes maior que os 13.568 casos confirmados oficialmente pelo Centro de Operações de Emergência da Fundação Municipal de Saúde (FMS) no momento da coleta dos dados.

“Ainda é um número alto, mas podemos observar que, ao longo das várias etapas da pesquisa, esse grau de subnotificação foi caindo. Já chegou a ser 53 vezes maior no passado e agora está em 15. Em parte, isso se deve ao aumento da capacidade de testagem na cidade”, destacou Firmino.

Com base nos dados, nesta semana, a zona Leste de Teresina não registrou nenhum novo caso da doença, em contrapartida, a zona Sul teve 62% dos infectados, o maior número registrado dentre as zonas da capital em todas as etapas da pesquisa. As regiões Norte e Sudeste, aparecem com 15% e 23%, respectivamente.

Já em relação a idade, nesta etapa da sondagem, mais uma vez não foi registrado nenhum caso positivo entre os maiores de 70 anos. Os grupos etários de 15 a 24 anos, 25 a 34 anos e 45 a 54 anos apresentaram o mesmo percentual de contaminados: 23%, o maior entre as idades. Em seguida, com 15%, aparecem as pessoas entre 35 a 44 anos. As crianças e adolescentes de 0 a 14 anos e adultos de 55 a 69 anos também empataram com 8% dos casos.

Confira os resultados da nova etapa da pesquisa aqui.

Facebook
Veja também