Viagora

Teresina terá caos na saúde se não houver isolamento, diz Firmino

De acordo com o prefeito, o distanciamento social é a medida mais efetiva encontrada para diminuir a circulação do vírus e evitar um colapso na saúde.

O prefeito de Teresina, Firmino Filho, comentou sobre a situação do coronavírus na capital em entrevista para a TV Cidade Verde nesta segunda-feira (23), e alertou que o sistema de saúde da cidade pode entrar em colapso caso a população não fique em casa e o comércio não cumpra o decreto de suspender atividades.

De acordo com o prefeito, o distanciamento social é a medida mais efetiva encontrada para diminuir a circulação do vírus e evitar um colapso na saúde pública como já ocorre em países como a Itália.

“Só tem uma saída, é fazer o distanciamento social. Fazer com que possamos diminuir a circulação de pessoas e portanto, diminuir a propagação. O vírus, eventualmente, vai se propagar. O que não podemos é deixar que ele se propague rapidamente. Porque se isso acontecer, se a curva for concentrada, como está sendo na Itália, nós podemos ter um caos completo no sistema de saúde, um caos completo no nosso país”, afirmou o prefeito.

  • Foto: Prefeitura de TeresinaPrefeito Firmino Filho.Prefeito Firmino Filho

Em relação ao decreto que suspende as atividades comerciais em Teresina, exceto supermercados, panificadoras, farmácias e mercearias, o prefeito Firmino lembra que os estabelecimentos que não cumprirem com a medida, a prefeitura irá aplicar penalidades administrativas.

“Aquele estabelecimento que não cumprir, nós iremos ter as penalidades administrativas e teremos também as forças de segurança. Temos a Guarda Municipal, pela prefeitura, e o próprio governador colocou à disposição as forças policiais, a Polícia Militar, para que nós possamos fazer valer esse tipo de regra”, disse Firmino.

O prefeito lembra ainda que o decreto é válido pelo período de 15 dias, e que pode ser estendido caso precise. Firmino também comentou sobre a campanha de vacinação contra a gripe que começa a partir desta segunda-feira em todo o país com o objetivo de vacinar pessoas acima de 60 anos e profissionais da saúde.

Firmino relata que participou de uma reunião por videoconferência com o ministro da Saúde e outros prefeitos, e dentre os assuntos abordados, a campanha de vacinação contra a gripe foi um dos pontos questionados pelos gestores municipais. O prefeito destaca que é fundamental a vacinação nesse período devido a outros vírus já conhecidos, como o H1N1 e outras influenzas.

“Os idosos eles são vulneráveis não apenas ao coronavírus, mas a outra quantidade de vírus, e que portanto, nós precisamos proteger os idosos também com esse processo de vacinação. Agora, onde for feito o processo de vacinação nós temos que evitar as aglomerações”, disse o prefeito Firmino Filho.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Coronavírus

Firmino Filho

Facebook
Veja também