Piauí

Teresina vacina cães e gatos contra raiva nas zonas Leste e Norte

Segundo a Fundação Municipal de Saúde, a campanha teve início na manhã deste sábado (30) e vai até as 17h.
  • LETÍCIA DUTRA
30/10/2021 16h30 - atualizado

Na manhã deste sábado (30), a Fundação Municipal de Saúde (FMS) deu inicio a campanha de vacinação contra raiva para cães e gatos da capital. A abertura aconteceu na Unidade Escolar Firmina Sobreira, na zona Norte de Teresina e deve seguir até as 17h.

Segundo a FMS, foram disponibilizados 136 postos de vacinação da cidade que estarão aplicando as doses do imunizante ao longo do dia. Nesta primeira fase a campanha antirrábica acontece nas zonas Norte e Leste de Teresina.

  • Foto: Ascom/Prefeitura de TeresinaCampanha de vacinação antirrábica em Teresina.Campanha de vacinação antirrábica em Teresina.

Paulo Marques, gestor da Gerência de Zoonoses (Gezon) da FMS, afirmou que a campanha tem o objetivo de atender cerca 67.883 animais. 

“Estamos com equipes de vacinadores neste sábado nas zonas Norte e Leste para fazer esse atendimento. Pedimos que as pessoas levem seus cães e gatos e protejam os animais contra a raiva que além de contaminar os animais pode ser transmitida para as pessoas e provocar até a morte”, explicou.

Ainda segundo o gerente da Gezon, no próximo sábado (6), será realizado a segunda etapa da vacinação contra a raiva que vai contemplar os animais das zonas Sul e Sudeste da capital, a zona Rural será a próxima região a realizar a campanha.

A FMS ressalta que a vacinação antirrábica é a única forma segura de combater a doença viral que também é transmitida para os humanos através da saliva dos animais infectados com o vírus. A raiva é uma doença classificada como encefalite progressiva e aguda, ela apresenta alta taxa de letalidade de cerca de 100%.

Conforme a Secretaria de Saúde do Piauí, Teresina recebeu 119.000 doses para realizar o dia D da vacinação neste sábado (30). As cidades de Parnaíba, Piripiri, Campo Maior, Amarante, Oeiras, Fronteiras, São Raimundo Nonato, Bom Jesus, Corrente e Uruçuí estão recebendo 334.695 doses para também realizarem a vacinação nos animais.

Mais na Web