Viagora

Testes com vacina de Oxford contra Covid-19 recomeçam hoje

A vacinação foi suspensa após um voluntário ter reação adversa no Reino Unido na última terça-feira (8).

Por autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a farmacêutica AstraZeneca retoma nesta segunda-feira (14) os testes da vacina contra a Covid-19, conhecida como vacina de Oxford, no Brasil.

A vacinação, também em teste em outros países, foi suspensa na 3° fase de estudos após um voluntário ter reação adversa no Reino Unido na última terça-feira (8). Nesse sábado (12), especialistas da Anvisa se reuniram para avaliar as informações recebidas da agência reguladora britânica.

“Após avaliar os dados do evento adverso, sua causalidade e o conjunto de dados de segurança gerados no estudo, a agência concluiu que a relação benefício/risco se mantém favorável e, por isso, o estudo poderá ser retomado”, disse a Medicines and Healthcare Products Regulatory Agency - MHRA em comunicado.

A Anvisa declarou ainda que irá continuar acompanhando todos os eventos adversos observados durante o estudo e caso seja observada qualquer situação grave com voluntários brasileiros, vai tomar todas as medidas cabíveis para garantir a segurança dos participantes.

Outras vacinas

Além da vacina de Oxford, estão sendo feitos ensaios clínicos no Brasil da CoronaVac, produzida pelo laboratório chinês Sinovac Biontech, e de uma imunização desenvolvida pelas farmacêuticas Pfizer e BioNTech.

Mais conteúdo sobre:

Vacina contra Covid-19

Anvisa

Facebook
Veja também