Viagora

Trabalhadores afirmam que governo descumpre decisão judicial

Eles pedem o reenquadramento de categorias administrativas da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí.

Na última quarta-feira (24), os trabalhadores da área de saúde do Piauí se reuniram com o secretário estadual de administração Merlong Solano para tratar o reenquadramento dos servidores administrativos da categoria.

Os servidores querem que o governo do estado cumpra a decisão judicial sobre o reenquadramento das categorias administrativas, técnicos de nível médio e superior da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi). No início de julho, o desembargador Brandão de Carvalho expediu um mandado para dar andamento às solicitações.

A diretora do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde Pública do Piauí (Sindespi), disse que o secretário Merlong afirmou durante a reunião que não cumprirá a decisão judicial enquanto não tiver uma posição da Procuradoria Geral do Estado (PGE). Para a presidente do Sindespi, Geane Sousa, a postura do secretário é um “deboche, um descaso com a categoria”.

“O secretário de Administração do Estado disse que está aguardando uma orientação da PGE para dizer se cumpre, como cumpre e quando cumprirá a decisão. Enquanto não tiver essa orientação da PGE, não fará nada. Isso é um crime e o SINDESPI vai tomar as medidas legais contra o governador e contra o secretário de Administração”, disse a presidente.

O SINDESPI afirma que os enquadramentos foram assinados em novembro de 2014. O sindicato ajuizou mandado de segurança em 2016 e foi julgado em abril de 2019.

Facebook
Veja também