Viagora

Trânsito lento na cidade de Teresina causa transtornos aos motoristas

O taxista Wagner Lima afirma que já gastou menos tempo para se deslocar. Frota cresceu enquanto isso, as vias de escoamento continuam a mesma.

O crescimento da frota de veículos e a falta de estrutura das cidades estão deixando o trânsito muito lento em várias capitais do Brasil. Em Teresina não é diferente, motoristas e passageiros são obrigados a mudar a rotina para cumprir os compromissos. O deslocamento se tornou uma corrida contra o tempo.

Ana Aline Macedo é pedagoga, trabalha no bairro Monte de Castelo, Zona Sul de Teresina e mora no Mocambinho, região Norte da capital. São cerca de 12 quilômetros de deslocamento que são percorridos durante uma hora de ônibus. Segundo ela, a demora acontece por causa dos engarrafamentos.

“Quando o ônibus chega na Avenida Frei Serafim, no Centro da cidade, ele atrasa muito porque passa alguns minutos parado. Isso me deixa cansada e angustiada”, reclama a pedagoga.

O taxista Wagner Lima afirma que já gastou menos tempo para se deslocar do ponto no Horto Florestal, na Zona Leste, até uma escola localizada no Centro de Teresina, onde todos os dias vai pegar duas clientes e trazê-las até a residência na Zona Leste.

No cruzamento da Avenida Frei Serafim com Miguel Rosa, motorista tenta ser ágeis em um trânsito que não ajuda e só irrita. A cidade de Teresina tem 347.930 veículos, o que representa um crescimento na frota de 12,55%, segundo dados Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI), contabilizados até o dia 31 de dezembro de 2012.

Enquanto isso, as vias de escoamento da capital continuam a mesma. A Superintendência de Transportes de Trânsito (Strans) reforça o número de agentes de trânsito nas ruas nos horários de pico e estuda alternativas.
Facebook
Veja também