Viagora

Transnordestina vai beneficiar exploração de Niquel em Capitão Gervásio Oliveira

A expectativa é de que a implantação do empreendimento possibilite a criação de 3,9 mil empregos

 A Sudene deverá participar do financiamento do projeto de exploração de jazidas de ferro na região do município de Paulistana, no Sudeste do Estado, que exigirá investimento superior a R$ 3 bilhões. A participação da autarquia no empreendimento se dará através do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE).

O novo superintendente da Sudene, Luís Gonzaga Paes Landim, que já foi secretário de Mineração e Petróleo e Energia Renováveis do Piauí, já se reuniu com representantes da empresa Brasil Exploração Mineral S/A (Bemisa), responsável pelas pesquisas na área, para tratar da implantação do projeto.
Imagem: ReproduçãoExploração de jazidas de ferro na região do município de Paulistana(Imagem:Reprodução)Exploração de jazidas de ferro na região do município de Paulistana
A expectativa é de que a implantação do empreendimento possibilite a criação de 3,9 mil empregos - 650 empregos diretos e 3.250 diretos. O Brasil é o terceiro maior produtor de ferro do mundo, com uma produção aproximada de 370 milhões de toneladas. Inicialmente estimadas em 400 milhões de toneladas, as jazidas de ferro no Sudeste do Piauí podem chegar a 1 bilhão de toneladas ao final das pesquisas.

A implantação do projeto de extração mineral na região será beneficiado pela ferrovia Nova Trasnordestina, que também está sendo construída com recursos da Sudene. A ferrovia, com mais de 400 quilômetros de extensão no Piauí, vai ligar as regiões dos Cerrados e do Semiárido aos portos de Pecém, no Ceará, e Suape, em Pernambuco. O traçado da estrada de ferro vai beneficiar também a exploração de níquel no município de Capitão Gervásio Oliveira, explorada pela Vale, uma das maiores mineradoras do mundo.
Facebook
Veja também