Viagora

TRE julga na próxima terça-feira pedido de cassação do vereador picoense José Luís

O pedido de decretação da perca do mandato eletivo do vereador José Luís de Carvalho foi formalizado pelo então Procurador Regional Eleitoral do Piauí Marco Túl

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) julga na próxima terça-feira, 10 de julho, ação de pedido de cassação do mandato do vereador José Luís de Carvalho, líder do governo Gil Paraibano na Câmara Municipal de Picos-PI. O parlamentar é acusado de infidelidade partidária por em setembro de 2011 ter trocado, sem justa causa, o PV pelo PSB.

O pedido de decretação da perca do mandato eletivo do vereador José Luís de Carvalho foi formalizado pelo então Procurador Regional Eleitoral do Piauí Marco Túlio Adão, que em sua denúncia acusou o parlamentar de infidelidade partidária em razão de desfiliação sem justa causa.

De acordo com a pauta divulgada pela secretária das sessões Hediane Lima Xavier, o julgamento da ação contra o vereador picoense José Luís de Carvalho será realizado na próxima terça-feira, 10 de julho, pelo Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí. O relator do processo é o juiz substituto Sandro Helano Soares Santiago e na defesa do vereador atuarão os advogados Guilardo Cesá Medeiros Graça e Emanuel Fonseca de Sousa. Já o diretório regional do PSB, sigla ao qual José Luís de Carvalho pertence atualmente, será representado pelos advogados William Guimarães Santos de Carvalho e Luís Soares Amorim.

Vida Pública

Evangélico da Igreja Assembleia de Deus, José Luís de Carvalho iniciou sua vida pública pelas mãos do ex-deputado e pastor Elias Pereira Lopes, com quem rompeu anos depois. Integrante do grupo político do ex-prefeito de Picos José Néri de Sousa candidatou-se a vereador em 2004 e ficou na suplência. Rompeu em seguida com Néri e aderiu ao grupo político de Gil Paraibano, sendo eleito vereador em 2008 pelo PV com 896 votos.

José Luís de Carvalho é o segundo vereador de Picos a ser julgado pelo TRE-PI acusado de infidelidade partidária. O primeiro foi Edilson Alves de Carvalho, que em setembro de 2011 trocou o PP pelo PTB. Seu processo foi a julgamento no último dia 11 de junho e o parlamentar acabou absolvido por unanimidade. Além de José Luís de Carvalho, cujo pedido de cassação será julgado na próxima terça-feira, 10, outro vereador da base de apoio ao prefeito Gil Paraibano também foi denunciado pelo Ministério Público Eleitoral por infidelidade partidária. Trata-se de José Rinaldo Cabral Pereira Filho, o Rinaldinho, que, sem justa causa deixou o PMDB e se filiou ao PSB em setembro de 2011.
Facebook
Veja também