Viagora

TRE-PI diz que urnas estão sendo preparadas para votação no domingo

Segundo o coordenador de tecnologia do TRE-PI, após a votação do primeiro turno os equipamentos passam por um novo procedimento para que sejam levadas para os locais de votação.

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) informou que as urnas eletrônicas já estão sendo preparadas para o segundo turno das eleições em Teresina, que será realizado no próximo domingo (29).

De acordo com o coordenador de tecnologia do TRE-PI, Anderson Lima, desde sábado as urnas eletrônicas vêm sendo preparadas para a próxima votação, no dia 29, e destaca que após a votação do primeiro turno os equipamentos passam por um novo procedimento para que sejam levadas para sessões novamente.

“Nesses dias a Zona Eleitoral prepara os dados com as informações dos vencedores do primeiro turno, no município de Teresina, e faz um novo procedimento de preparação das urnas dando uma nova carga nas baterias que elas têm internamente. Então, esse procedimento encerra hoje, e a partir do próximo sábado as Zona Eleitorais passam novamente a instalar essas urnas nos locais de votação”, explicou o coordenador à TV Cidade Verde.

  • Foto: DivulgaçãoUrna eletrônica; Eleições; TSE; TRE.Urna eletrônica

Durante a apuração do primeiro turno das eleições, alguns problemas de inconsistência ocorreram no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o que provocou uma demora na divulgação dos resultados em várias partes do país. O coordenador de tecnologia do TRE-PI ressalta que testes foram feitos para garantir que não ocorra o mesmo problema.

“Em relação ao problema que houve com o TSE, nós tivemos um atraso na divulgação desses dados, o que gerou aquela ansiedade e atraso na divulgação, não só de Teresina, mas do Brasil todo, porque houve um problema no tratamento e no processamento da totalização no Tribunal Superior. Esse problema no mesmo dia tinha sido contornado, e de qualquer forma foi feito toda uma verificação pós eleição pra que fosse identificado as causas. Nós estamos, inclusive, essa semana realizando alguns testes de desempenho pra poder assegura que no segundo turno nós não tenhamos o mesmo problema”, comenta.

Facebook
Veja também