Viagora

Tribunal de Contas retoma inspeções de obras no interior do Piauí

Três obras fiscalizadas somam um montante de pouco mais de R$ 3 milhões e são realizadas por secretarias estaduais e pela prefeitura de Guadalupe (PI).

A Diretora de Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia – DFENG realizou inspeção in loco em objetos de restauração e construção de estradas vicinais nos municípios de São João do Piauí, Eliseu Martins e Guadalupe.

Segundo o TCE-PI, a inspeção foi realizada no período de 17 de agosto a 21 de agosto e faz parte do Plano Anual de Controle externo.

  • Foto: Divulgação/TCE-PITCE-PI retoma atividades presenciaisTCE-PI retoma atividades presenciais

As três obras somam um montante de pouco mais de R$ 3 milhões e são realizadas por secretarias estaduais e pela prefeitura de Guadalupe (PI).

A equipe de auditoria fez análise sobre a quantidade e a qualidade do material utilizado na via. Para isso, foi utilizado o Dynamic Cone Penetration (DCP), ferramenta de avaliação das características físicas da obra, além das ferramentas já utilizadas em auditoria de obras.

As análises estão realizadas com a ferramenta Dynamic Cone Penetration (DCP), que permite avaliar as características físicas das obras, de vias pavimentadas e não pavimentadas. A ferramenta foi adquirida pelo TCE-PI em 2019.

O diretor da DFENG ressaltou a importância da auditoria para determinar se as obras estão em conformidade com os critérios aplicáveis.

“O retorno gradual das atividades presenciais do TCE-PI possibilitou darmos continuidade ao calendário dos trabalhos de campo que estavam suspensos por conta da pandemia de Covid-19. Sempre atendendo as medidas de segurança”, reforçou.

Facebook
Veja também