Viagora

Tribunal de Justiça inaugura novo Centro de Conciliação em Teresina

O intuito é que o Centro permita que demandas sejam resolvidas pela via extrajudicial.

Nessa quinta-feira (23), o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) inaugurou o segundo Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), com o objetivo de solucionar os conflitos da sociedade antes que cheguem ao Judiciário. O prédio está localizado no centro de Teresina.

O intuito é que o Centro permita que demandas sejam resolvidas de forma extrajudicial, evitando a entrada de mais processos no Judiciário. O espaço funciona no prédio da Justiça Federal ao lado da Prefeitura de Teresina.

  • Foto: Ascom/TJ-PIPresidente do TJ PiauíPresidente do TJ Piauí

Além disso, possui um ambiente próprio para as sessões de mediação e conciliação realizadas por profissionais formados para a atividade extrajudicial. Assim, a pretensão é evitar ao máximo que os processos ganhem tom litigioso, o que o encarece e o deixa mais moroso, tendo em vista a enorme quantidade de processos tramitando na Justiça.

“Aqui temos mediadores, conciliadores formados para este fim, que presidem audiência de conciliação e em havendo acordo, é homologado pelo juiz, que vale como um título judicial. Além de descentralizar os processos da Justiça, também filtra a entrada de mais ações no judiciário”, disse Erivan Lopes, presidente do TJ.

Facebook
Veja também