Viagora

TSE disponibiliza vídeo de treinamento para mesários das eleições

Além do vídeo ser disponibilizado pelo canal do TSE na internet, ele também será transmitido durante a programação da TV Justiça.

O vídeo de treinamento para os mesários que atuarão nas eleições municipais que acontecem em novembro de 2020 já está  disponível. O treinamento será através do canal da Justiça Eleitoral e será feito todo de forma virtual, em razão da pandemia da Covid-19.

Além do vídeo ser disponibilizado pelo canal do TSE na internet, ele também será transmitido durante a programação da TV Justiça em cinco horários durante a semana: segunda-feira às 19h30, quarta-feira às 11h, quinta-feira às 20h30, sábado às 5h e domingo às 21h.

O Tribunal Superior Eleitoral também destaca que é de responsabilidade da Justiça Eleitoral fornecer o treinamento para os mesários, inclusive a capacitação à distância, e qualquer outra instituição que ofereça cursos com essa temática deve ser denunciada.

Certificado

Os mesários que tiverem concluído treinamento, nos termos do artigo 98 da Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições) e do parágrafo único do artigo 22 da Resolução-TSE nº 23.611/2019, terão equivalente a um dia de convocação, ou seja, dois dias de folga, junto ao local de trabalho regular.

O certificado de conclusão do treinamento somente terá validade para comprovação de convocação pela Justiça Eleitoral se estiver acompanhado de declaração ou certidão emitida por cartório eleitoral. A declaração de dias trabalhados e de participação em treinamento é fornecida pelo cartório eleitoral ou pelo Portal do TSE, em alguns dias depois de cada turno da eleição.

Facebook
Veja também