Viagora

Turmas do 3° ano do Ensino Médio retornam aulas presenciais no Piauí

Carlos Eduardo, diretor do Ceti, afirmou que nessa nova estratégia de retorno é preciso atenção redobrada para que seja seguro para professores e alunos.

Após publicação da portaria da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), responsável pela autorização do retorno presencial em todas as modalidades e etapas de ensino, as escolas estaduais de ensino têm adotado as aulas 100% presenciais no Piauí. A transição do virtual para as salas de aulas físicas acontece de maneira gradativa.

Carlos Eduardo, diretor do Ceti Raldir Cavalcante Bastos, instituição que atende 385 estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, afirmou que nessa nova estratégia de retorno é preciso atenção redobrada para que seja seguro para professores e alunos.

  • Foto: Governo do PiauíRetorno 100% presencial das escolas estaduais.Retorno 100% presencial das escolas estaduais.

“Nós estávamos no modelo híbrido, mas hoje estamos voltando presencialmente com todas as turmas de 3ª série do Ensino Médio. Nós fizemos o planejamento com todos os professores porque nessa retomada presencial precisamos de uma atenção redobrada para que possamos refazer o que vínhamos fazendo em anos anteriores. Precisamos, também, sensibilizar os estudantes para que eles entendam que essa retomada é necessária e que eles precisam ter um maior esforço”, afirmou o diretor.

Além do ensino presencial, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é outro fator que motiva os estudantes do 3° ano do Ensino Médio a aderirem ao retorno das aulas nas escolas.

Alysson Quirino Costa, de 17 anos, é aluno do Ceti e tem o sonho de cursar Medicina em uma universidade pública, ele afirma que a preparação para a concretização do seu sonho tem sido intensa.

“A escola proporcionava aulas e materiais, atividades e lives e eu tentava conciliar um horário específico somente para os estudos. No on-line, a gente tem contato, mas não é igual àquela intensa comunicação que temos na sala de aula”, relatou o jovem.

Maria José Mendes, diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem (Unea) da Seduc, ressaltou que a secretaria está acompanhando as escolas por meio de cada uma das 21 Gerencias Regionais (GRE) e oferecendo suporte necessário para o retorno das aulas.

“Através da portaria 1442, a gente tem, a partir de hoje, a obrigatoriedade do retorno das turmas de 3ª série do ensino médio, conforme cronograma de organização. Estamos acompanhando e é super positivo. Essa grande estratégia da Seduc tem como preocupação o foco na aprendizagem dos estudantes”, explicou Maria José.

De acordo com o cronograma do retorno das aulas presenciais, a partir desta segunda-feira (18) retornam a 3ª série do Ensino Médio, em todas as modalidades e suas respectivas etapas. A partir da próxima segunda-feira (25) serão as turmas do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e por fim, no dia 1º de novembro de 2021 o 1º, 2º, 3º, 4º, 6º, 7º, 8º anos do Ensino Fundamental e 1ª e 2ª séries do Ensino Médio aderem ao ensino presencial.

Facebook
Veja também