Viagora

UBS do bairro Alto da Ressurreição implanta horta terapêutica

Segundo a unidade, o objetivo do projeto é a comunidade sobre o uso de plantas medicinais, o desenvolvimento sustentável e a preservação ambiental.

Na última quinta-feira (17), a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Alto da Ressurreição inaugurou o projeto de Horta Terapêutica no local.

Segundo a UBS, o objetivo é conscientizar a comunidade sobre o uso de plantas medicinais, o desenvolvimento sustentável e a preservação ambiental, além de promover a capacidade para o trabalho em equipe, a cooperação, o respeito e o senso de responsabilidade.

  • Foto: AscomInauguração do projeto de Horta Terapêutica na UBS do Alto da Ressurreição.Inauguração do projeto de Horta Terapêutica na UBS do Alto da Ressurreição.

O professor da Academia da Saúde da UBS Alto da Ressurreição, José Neto explica que a pandemia inviabilizou o projeto em 2020, mas por conta do avanço da campanha de vacinação contra covid, em breve haverá condições seguras para retornar as atividades na Academia de Saúde.

“A pandemia de Covid-19 inviabilizou o projeto no ano de 2020, mas devido ao avanço da campanha de vacinação Covid esperamos que em breve tenhamos condições seguras para retomar as atividades da nossa Academia da Saúde e termos uma participação efetiva da comunidade na nossa horta”, explicou.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece que 80% da população dos países em desenvolvimento depende da medicina tradicional para sua atenção primária, tendo em vista que desta população utilizam práticas tradicionais nos seus cuidados básicos de saúde e 85% destes utilizam plantas ou preparações destas.

O Governo Federal, por meio do Decreto nº 5.813, de 22 de junho de 2006, aprovou a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos a qual se constitui em parte essencial das políticas públicas de saúde, meio ambiente, desenvolvimento econômico e social como um dos elementos fundamentais de transversalidade na implementação de ações capazes de promover melhorias na qualidade de vida da população brasileira.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Covid-19

Facebook
Veja também