Viagora

UBSs passam a funcionar nos finais de semana e feriados em Teresina

O presidente da FMS, Manoel de Moura Neto, afirma que há registro de pessoas que se dirigem aos Hospitais e UPAS, mas que poderiam ter sido atendidos, com eficiência, nas UBSs.

A Prefeitura determinou que a partir de agora, 10 Unidades Básicas de Saúde (UBS), que são exclusivas para atendimento de casos de síndrome gripal, passam a funcionar todos os dias da semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados em Teresina. 

Trata-se de uma medida inédita na Atenção Básica e proposta pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) para ampliar a oferta de atendimento em saúde no combate ao Coronavírus.

  • Foto: Divulgação/PMTUBS para vai atender pacientes com CoronavírusUBS para vai atender pacientes com Coronavírus

Desde que iniciou a pandemia, essas 10 Unidades (lista abaixo) já atendiam de segunda a sábado e agora passam a atender de segunda a sexta-feira no horário de 7h às 21h e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h. Em Teresina, existem ainda mais nove UBS que atendem, de forma exclusiva, casos de sintomas gripais e mais 71 UBS que atendem pessoas com outros problemas básicos de saúde.

O presidente da FMS, Manoel de Moura Neto, afirma que há registro de pessoas que se dirigem aos Hospitais e UPAS, mas que poderiam ter sido atendidos, com eficiência, nas UBS. “As UBS atendem casos mais simples e, com o horário estendido nessas Unidades, será possível diminuir a aglomeração de pessoas nos hospitais e UPAS, que funcionam 24h para atender casos mais graves”.

O objetivo é tomar todas as medidas para evitar a disseminação do vírus. “Queremos que, nos casos simples, a população se habitue a procurar as UBS, que são porta de entrada do SUS. Em meio à pandemia do Coronavírus, diante do aumento dos casos, é importante facilitar o acesso aos serviços de saúde e distribuir o público entre os estabelecimentos”, ressalta o diretor de Atenção Básica, Kledson Batista.

“Nas UBS exclusivas para síndrome gripal, o paciente é colocado em local separado e arejado. A equipe, utilizando equipamentos de proteção, faz a triagem e o atendimento, que pode envolver orientação médica, prescrição de medicamentos, indicação de isolamento domiciliar ou transferência ao hospital”, afirma Kledson Batista.

Já as outras 71 UBS estão atendendo pessoas com outros problemas básicos de saúde, que não sejam gripais. “São ofertadas consultas médicas e de Enfermagem. Os serviços de coleta de exame, vacinas, retirada de pontos, curativos, trocas de sonda e entrega de medicamentos permanecem funcionando. Já as atividades coletivas foram suspensas”, finaliza Batista.

Confira lista das Unidades Básicas de Saúde (UBS) que atendem exclusivamente casos de síndrome gripal e funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h:

1.UBS Portal da Alegria (Sul)
2. UBS Irmã Dulce (Sul)
3 UBS Todos os Santos (Sudeste)
4. UBS Novo Horizonte (Sudeste)
5. UBS Dagmar Mazza (Sul)
6. UBS Poty Velho (Norte)
7. UBS Santa Maria da Codipi (Norte)
8 UBS Taquari (Leste)
9. UBS Planalto Uruguai (Leste)
10. UBS Cidade Jardim (Leste)

Facebook
Veja também