Viagora

Uespi diz que investigação da PF foi solicitada pelo reitor

A operação da PF investiga irregularidades na aplicação de recursos federais destinados a dois programas na Uespi.

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) enviou nota de esclarecimento a respeito da Operação Curriculum, deflagrada na manhã desta quarta-feira (17), nas dependências da instituição. O texto diz que as investigações foram solicitadas pelo reitor Nouga Cardoso, em outubro de 2017.

A operação da PF investiga irregularidades na aplicação de recursos federais destinados aos os programas Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR).

  • Foto: AscomReitor da Uespi , Nouga CardosoReitor da Uespi , Nouga Cardoso

As investigações realizadas pela Polícia Federal apontaram indícios da concessão indevida de bolsas, que somente no ano de 2016 teriam gerado pagamentos indevidos no montante de R$ 276.585,00. Alguns desses bolsistas são familiares de servidores da Uespi.

De acordo com a nota da Uespi, o reitor solicitou à Controladoria Geral da União e à Controladoria do Estado para que averiguassem as possíveis irregularidades.

Confira a nota na íntegra:

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) vem a público informar que, motivada por notícias veiculadas na imprensa tendo como foco os programas PARFOR (Plano de Formação de Professores da Educação Básica) e UAB (Universidade Aberta do Brasil)/NEAD (Núcleo de Educação à Distância)  desenvolvidos no âmbito desta IES, solicitou, ainda em meados de 2017, apuração por parte da Controladoria Geral do Estado e também da Controladoria Geral da União, conforme documentos abaixo, tendo em vista tratar-se de recursos de origem federal.

Atendendo esta solicitação da UESPI, os órgãos de controle de contas acionaram a Polícia Federal para realizar as buscas necessárias de averiguação solicitada, ocorridas na manhã desta quarta-feira, 17/01/2018.
A Administração Superior UESPI deixa claro que, além de ter solicitado de ofício, está colaborando naquilo que é solicitada com a investigação e que é a maior interessada em que tudo fique esclarecido para garantir a transparência e a correta aplicação dos recursos públicos que tem sido o norte da atual gestão.

Informamos ainda que, às 11:00, será realizada uma coletiva de imprensa no Palácio Pirajá.

Confira o ofício nº0680/2017  e nº0688/2017 GAB/Reitoria

Facebook
Veja também