Viagora

Uespi nega possibilidade de fechamento de cursos no estado

Representantes da ADCESP disseram que isso seria possível devido a não quantidade mínima de docentes na instituição.

Representantes da Associação dos Docentes do Ensino Superior da Uespi (ADCESP) relataram, em audiência pública realizada no Ministério Público do Piauí na última sexta-feira (24), sobre a possibilidade de fechamento de alguns cursos da instituição devido a não quantidade mínima de docentes. Em nota enviada ao Viagora neste sábado (25), a assessoria de comunicação da Uespi descartou que isso possa acontecer.

  • Foto: Ministério Público do PiauíMP-PI discute nomeação de classificados e realização de novo concurso para Uespi.MP-PI discute nomeação de classificados e realização de novo concurso para Uespi.

Na audiência pública, os representantes da Uespi também chamaram atenção para a nomeação dos professores classificados no último concurso e pediram apoio ao Ministério Público a fim de pressionar o Governo do estado nesse sentido.

Segundo dados explanados pelos professores e representantes da ADECESP, a Uespi possui, em todos os campi, um total de 13 cursos com risco de fechamento, sendo 590 disciplinas sem professores e 51 cursos na margem de vencimento do reconhecimento do MEC.

A reunião seguiu abrindo espaço para a fala dos representantes e estudantes dos diversos campus da Universidade, que também chamaram atenção para as necessidades estruturais dos prédios do interior.

O Promotor Fernando Santos pediu que a Uespi envie ao Ministério Público, no prazo de 10 dias, um relatório especificando quais cursos estão prejudicados pela falta de docentes e disse que serão tomadas algumas medidas nesse caso.

Será pedida uma reunião com o Governo do estado para buscar a convocação dos classificados e também a realização de um novo concurso público para este ano. O Promotor disse que, se os pedidos não forem acatados, o MP-PI entrará com ação para diminuição das vagas ofertadas na instituição, o que pode implicar no fechamento de alguns cursos, sobretudo no interior do estado.

A assessoria de comunicação da Uespi afirmou que o governo estadual já autorizou a convocação dos professores aprovados no concurso para professor efetivo realizado recentemente. Segundo a instituição, a Uespi vai poder completar seu Núcleo Docente Estruturante (NDE) com essa convocação.

“A audiência pública que definirá a lotação de parte dos professores aprovados está marcada para acontecer nos dias 11, 12 e 13 de setembro de 2018 e a previsão é de que os professores aprovados já estejam em sala de aula ainda esse semestre”, diz a nota de esclarecimento.

Facebook
Veja também