Viagora

UPA do Renascença faz atendimento às crianças com espaço lúdico

A sala de observação é o espaço onde o paciente passa por atendimentos e tratamento antes de ser liberada ou regulada para outro hospital.

Um ambiente lúdico, colorido e confortável, como o quarto de casa. As crianças podem encontrar um local assim na sala da observação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Renascença, que passou por uma reformulação em sua ambientação, que ganhou estampas infantis, TV com desenhos animados e um espaço com brinquedos, gibis e diversão.

A sala de observação é o espaço onde o paciente passa por atendimentos e tratamento antes de ser liberada ou regulada para outro hospital dependendo de sua evolução. O ambiente hospitalar pode ser tedioso ou mesmo assustador para as crianças, mas como conta a técnica de enfermagem Francisca das Chagas, a reação delas ao novo espaço tem sido muito boa. “Mesmo doentes, elas ficam mais alegres, principalmente quando veem a TV e o DVD porque é um ambiente que remete a casa delas. Aí elas ficam muito à vontade, mais tranquilas e deixam a gente fazer todos os procedimentos”, relata.

  • Foto: DivulgaçãoUpa do RenascençaUpa do Renascença

O projeto faz parte dos esforços que a gestão da UPA, administrada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), tem feito para humanizar o atendimento. “Há quatro meses a gente deu início a esse projeto de humanização, segundo todas as diretrizes de ambientação da política de humanização em saúde, com ajuda dos profissionais e também da comunidade, que foi mobilizada por meio das redes sociais”, conta a diretora Thamara Carvalho. “A população, especialmente da zona sudeste, nos ajudou com doações de brinquedos, gibis, giz de cera, lápis de cor e DVDs para estarem à disposição na sala”, comenta.

A pequena Sofhia, de nove anos, foi uma das crianças que doou brinquedos para a sala de observação. Ela procurou a UPA por uma crise de tosse e acabou usufruindo do espaço que ajudou a construir. “Eu doei alguns brinquedos que eu não usava mais, porque eu achava que algumas crianças precisavam se alegrar um pouco mais aqui. E me sinto muito feliz em visitar a UPA, me diverti. Quando estou doente eu venho pra cá porque acho que é o local mais apropriado pra mim”, disse ela. Já Raimunda Íris, que levou sua filha Ísis, de oito meses, também elogiou a estrutura. “Aqui é muito confortável e bonito, a criança se entretém, acha tudo interessante e não fica tão assustada. A gente como mãe fica feliz”, afirma.

A pediatra Maria Auristela acredita que o espaço complementa o trabalho de humanização que começa no consultório. “Nós pediatras precisamos receber com muito carinho para que se sintam confortáveis, aí elas chegam aqui e perdem o medo do ambiente hospitalar”, acrescenta a médica.

A UPA Renascença funciona 24 horas para atender casos de urgência e emergência. O atendimento não é por ordem de chegada e sim por classificação de risco, onde os casos mais graves tem prioridade. A Unidade possui urgência clínica médica, pediátrica e ortopédica e realiza exames, como raios-x, laboratoriais e eletrocardiogramas. O paciente fica no máximo 24 horas e, se necessitar de mais cuidados é encaminhado para um hospital da rede de saúde.

Facebook
Veja também