Viagora

Urnas eletrônicas auditadas no 2º Turno serão sorteadas no sábado

Essa ação tem o objetivo de comprovar que os programas eleitorais implantados nas urnas são autênticos e foram desenvolvidos, assinados eletronicamente pelas autoridades do TSE.

Neste sábado (28), às 9h, acontecerá Votação Paralela, por meio de uma transmissão ao vivo pelo canal do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), no YouTube, direto do Plenário do Tribunal de Justiça do Piauí.

É um sorteio para a verificação de autenticidade e integridade dos sistemas e de funcionamento das urnas eletrônicas, sob condições normais de uso. Já ocorreu no 1º Turno, dentre as seis seções sorteadas e suas correspondentes seis urnas escolhidas, três (3) delas serão verificadas nos locais de votação, dentro das próprias seções eleitorais.

No dia do 2º Turno, próximo domingo (29), antes do início do processo de votação, também ocorrerá essa auditoria. Segundo o Tribunal, será testemunhada por todos os eleitores presentes na seção, além de representantes dos partidos políticos, da OAB, do MPE e de fiscais eleitorais convocados para estarem presentes no local.

De acordo com o TRE, o evento obedece a Resolução TSE nº 23.603/2019 (arts. 56 a 71), e será presidido pelo Juiz Membro da Corte Eleitoral do TRE-PI, Aderson Antônio de Brito Nogueira, Presidente da Comissão de Auditoria Votação Eletrônica para as Eleições Municipais de 2020, (Portaria Presidência TRE-PI nº 964/2020.

Essa ação tem o objetivo de comprovar que os programas eleitorais implantados nas urnas são autênticos e foram desenvolvidos, assinados eletronicamente pelas autoridades do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por representantes da OAB nacional, pelos presidentes nacionais de partidos políticos e, após serem lacrados digitalmente, foram distribuídos aos tribunais regionais eleitorais de todo o País, e destes, para os seus respectivos cartórios eleitorais.

Com isso são checadas as assinaturas digitais e os resumos dos programas. Esses dados são impressos em até três (3) vias, mantendo-se obrigatoriamente (1) cópia para compor a ata da auditoria e as demais vias ficam à disposição dos promotores eleitorais, dos fiscais de partidos políticos locais e de representantes da OAB no Piauí.

Facebook
Veja também