Viagora

Usuários do Detran-PI reclamam de falhas no sistema da Sefaz

Segundo o relato dos proprietários de veículos, o sistema da Sefaz não está dando baixa no pagamento das taxas do Detran.

Há algumas semanas os usuários do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran), tem feito reclamações sobre a instabilidade no sistema da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz).

Segundo o relato dos proprietários de veículos, o sistema da Sefaz não está dando baixa no pagamento das taxas, e ao chegarem ao Detran para renovar a documentação, o procedimento é impedido por constar que o pagamento ainda não foi realizado, como explica o comerciante José Ribeiro.

“A gente faz o pagamento do licenciamento do carro, sendo que a gente paga IPVA, segura, as taxas do Detran, aí eles falam que é pra gente emitir o documento pelo sistema, e quanto a gente vai emitir o documento o documento não sai. Diz que tem débito anterior, sendo que a gente tá aqui com as taxas pagas, aí a gente tem que vim aqui na Sefaz pra eles autorizarem”, relata o comerciante.

Além dos problemas e instabilidade no sistema da Sefaz, os usuários relatam a demora no atendimento, que devido às medidas de segurança contra a Covid-19, apenas uma pessoa por vez pode entrar no posto de atendimento.

“O atendimento aqui tá sendo péssimo, que a gente está aqui desde cedo e o sistema está fora do ar. Eu estou aqui com todos esses documentos, com os comprovantes das minhas taxas pagas, sendo que se eu passar em uma blitz eu corro até o risco deles prenderem o meu veículo”, afirma o motorista.

De acordo com o gerente de Tecnologia da Informação do Detran, João Filho, o sistema do órgão está funcionando normalmente e os atendimentos continuam de forma agendada.

“Hoje o Detran está fazendo todo o atendimento via agendamento. Por conta do protocolo de liberação para os serviços públicos, nos estamos atendendo com cerca de 30% do pessoal do Detran, todos os serviços sem exceção já tem por agendamento. O que nós fizemos foi, colocamos alguns serviços do Detran online”, afirma o gerente.  

Procurada pela reportagem, a assessoria da Sefaz informou que o problema de sincronia com o sistema do Detran já foi corrigido, e o processamento de todos os pagamentos será realizado ao longo do dia devido à demanda.

Confira a nota da Sefaz:

A Secretaria de Fazenda do Piauí informa que o problema de sincronia com o sistema do Detran já foi corrigido, no entanto, o processamento de todos os pagamentos se dará ao longo do dia devido à demanda.

Facebook
Veja também