Viagora

Vacina da gripe é ampliada para idosos acima de 60 anos em Teresina

As pessoas que tomaram a vacina contra a Covid-19 devem tomar a vacina influenza respeitando o intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas.

A partir desta quarta-feira (12) até sexta-feira (14), a Fundação Municipal de Saúde (FMS) está ampliando o público dos postos de drive thru para vacinação contra a influenza, para todos os idosos de 60 anos ou mais.

A coordenadora da Campanha de Vacinação contra a Gripe, Adriana Sávia, explica que embora os pontos sejam de drive thru, todos que se dirigirem aos locais serão vacinados, independentemente de estarem em carros ou não.

  • Foto: Divulgação/Prefeitura de TeresinaIdosa se vacinando em TeresinaIdosa se vacinando em Teresina

No ato da vacinação, os idosos devem apresentar um documento de identificação com foto e seu cartão de vacina. A vacina protege contra os três tipos de vírus da gripe mais comuns no Brasil: Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B.

A coordenadora ressalta que as pessoas que tomaram a vacina contra a Covid-19 devem tomar a vacina influenza respeitando o intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas.

 “Pedimos que os idosos não deixem de irem se vacinar contra a gripe. O objetivo da vacinação é reduzir a circulação do vírus e, consequentemente, o número de hospitalizações e risco de morte devido à gripe, já que o Influenza está relacionado a uma série de complicações como pneumonia”, disse.

Conforme Adriana, desde o dia 19 de abril a FMS está vacinando o público alvo da campanha.

“Este ano é a 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A vacina é muito segura. Normalmente, é contraindicada apenas para quem tem alergia ao ovo. Desde o dia 19 de abril a FMS está vacinando o público alvo da campanha. Na primeira fase foi a vez de crianças de 6 meses a menores de 6 anos, grávidas, puérperas e profissionais de saúde”, diz Adriana Sávia.

Fazem parte ainda do público alvo professores das escolas públicas e privadas, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento, forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso.

Além de trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade. A meta é vacinar pelo menos 90% dos grupos elegíveis.

Pontos de vacinação

- CEU Norte (Santa Maria da Codipi)

- UESPI (Campus Torquato Neto)

- Centro Universitário Santo Agostinho

- Terminal do Parque Piauí

- Adufpi

- Centro Universitário Uninovafapi

- Faculdade Estácio

Facebook
Veja também