Piauí

Vacinação contra influenza terá início na próxima segunda no Piauí

Segundo a Sesapi, a recomendação é que quem tomou a vacina contra a Covid-19 não deve ser vacinado contra influenza em um intervalo de tempo menor que 14 dias.
14/04/2021 17h20 - atualizado

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) informou que a partir do dia 19 de abril os municípios do Piauí já estarão aptos para iniciarem a vacinação contra a influenza no Piauí.

De acordo com a Sesapi, na noite dessa terça-feira (13) foi realizada uma reunião com membros do Ministério da Saúde e na oportunidade discutiram os últimos pontos para dar início a vacinação contra a influenza. Após a reunião ficou decidido que a vacinação terá início por crianças de seis meses a cinco anos de idade; gestantes e puérperas (mulheres com filhos de até 45 dias), por não terem coincidência com a vacinação contra a Covid-19.

Conforme a Secretaria de Estado da Saúde, a recomendação é que quem tomou a vacina contra a Covid-19 não deve ser vacinado contra influenza em um intervalo de tempo menor que 14 dias.

“As doses já chegaram até nossa rede de frio estadual, nós iremos realizar a distribuição das vacinas no final da semana, seguindo a mesma logística de distribuição da vacina contra a Covid-19. Dessa forma nós conseguiremos otimizar e racionalizar os recursos empregados nesse processo da melhor forma possível”, destacou a diretora de Vigilância em Saúde, Cristiane Moura Fé.

Segundo a diretora, após o recebimento das doses elas serão levadas para a rede de frios estadual, onde são condicionadas até o momento do transporte para as regionais de saúde do estado. Ao chegarem nas regionais de saúde, os municípios podem procurar as regionais para conseguir suas vacinas e dessa forma dar início a vacinação de sua população de acordo com o planejamento.

“Dessa forma, até sábado e domingo, os municípios poderão estar recebendo nas regionais de saúde tanto as doses da 13° remessa de vacinas contra a Covid-19, quanto as doses referentes a campanha de vacinação contra a influenza para os públicos definidos. A partir do dia 19 os municípios estarão aptos a iniciar a campanha de vacinação contra a influenza no estado”, explica a diretora.

A Sesapi informou que para essa primeira etapa de vacinação foram recebidas 109.600 doses da vacina, e a previsão é que o estado receba 85.600 doses em uma segunda remessa, ainda sem previsão de recebimento. O levantamento do Ministério da Saúde, apontou que o Piauí apresenta 261.813 crianças entre seis meses e cinco anos de idade; 35.948 gestantes e 5.909 puérperas. A expectativa do ministério é de que até o final da campanha o Piauí tenha 1.166.659 pessoas imunizadas contra a influenza.

Mais na Web