Viagora

Vagas de trabalho para jovens crescem em 2017 no Brasil

Esse número significa uma alta de 120% sobre o mesmo período do ano passado.

O número de empregos para os jovens brasileiro cresceu no primeiro trimestre de 2017, cerca de 175,3 mil vagas foram abertas com carteira para trabalhadores de até 24 anos de idade. Esse número significa uma alta de 120% sobre o mesmo período do ano passado. Já nas outras faixas etárias, foram eliminadas cerca 239,7 mil vagas no período verificado.

A Confederação Nacional do Comércio (CNC) que fez o levantamento, a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados Caged. Mas o salário dos trabalhadores menos experientes é 52,5% menor do que o das pessoas ocupadas com 25 anos ou mais de idade.

  • Foto: Divulgação/FecomercioCarteira de Trabalho BrasileiraCarteira de Trabalho Brasileira

De acordo com a qualificação do profissional a diferença salarial tende a se acentuar. Os trabalhadores com o ensino fundamental, aqueles situados na faixa de 18 a 24 anos recebem um salário médio 23,1% menor do que aqueles com 65 anos ou mais. Já entre os de nível superior completo, a diferença passa a ser de 64,2%.

No setor terciário, o comércio atacadista gerou 5.941 postos e o comércio e administração de imóveis e valores mobiliários mais 2.148 empregos. Os setores primários, como a agropecuária, e secundário, como a indústria, foram os que mais reverteram o fechamento de vagas, segundo a CNC. 

Facebook
Veja também