Viagora

Vândalos podem ter causado apagão em 15 cidades do Piauí, diz Eletrobras

Empresa procura Polícia Civil para investigar causas do blecaute ocorrido no sábado (8).

A Eletrobras investiga se um apagão que deixou pelo menos 15 cidades da região sul do Piauí sem energia elétrica, água e telefonia no último sábado (8) pode ter sido causado por vândalos. Conforme uma nota técnica enviada divulgada na manhã desta segunda-feira (10) pela agência do município de São Raimundo Nonato, há indícios de que a interrupção ocorreu devido a danos supostamente intencionais causados em um equipamento da subestação de São João do Piauí. De acordo com o gestor Eleuterio Pereira Filho, um boletim de ocorrência será registrado para que a Polícia Civil auxilie a empresa na apuração dos fatos.

O blecaute aconteceu das 13h05 às 22h17 do sábado. Segundo a Eletrobras, treze cidades polarizadas por São Raimundo Nonato ficaram sem energia por mais de nove horas. São elas: Coronel José Dias, São Lourenço, Dirceu Arcoverde, Dom Inocêncio, Fartura, Bonfim, Várzea Branca, Anísio de Abreu, São Braz, Jurema, Caracol e Guaribas. Além destes municípios, outros atendidos por São João e Simplício Mendes também foram afetados, porém a relação completa de cidades não foi divulgada.

“O material quebrado foi retirado para ser submetido a uma perícia, assim saberemos exatamente como foi provocado o dano. Tivemos problemas em duas estruturas de uma linha de transmissão, uma próxima da outra. Elas passam por uma inspeção detalhada periodicamente e não poderiam ter falhado sem que nenhum objeto fosse usado para bater nelas”, explicou Eleuterio Filho. Ele acredita ter sido um “ato de vandalismo” e afirmou que ainda não sabe quem são os envolvidos no caso e nem os motivos da ação, mas esclarece que a Eletrobras está tomando todas as medidas para identificá-los.

Conforme o gestor, assim que o apagão começou, uma equipe técnica foi acionada para identificar o local do problema, inspecionar as subestações de força e substituir os aparelhos danificados para restabelecer o sistema elétrico.

População ficou sem água e comunicação

A interrupção do fornecimento de energia elétrica prejudicou também os serviços de telefonia, internet e a distribuição de água. Durante todo o período do blecaute, linhas fixas e operadoras de telefonia celular ficaram fora do ar, prejudicando o acesso à comunicação e isolando a população da região prejudicada. No comércio de São Raimundo Nonato, alguns estabelecimentos ainda funcionavam no sábado mesmo após o feriado do 7 de setembro. Salões de beleza e uma videolocadora, por exemplo, tiveram que suspender alguns serviços.

A Agência de Águas e Esgotos do Piauí (Agespisa) confirmou que faltou água na torneira dos moradores atendidos pelo polo de São Raimundo Nonato. De acordo com Iracilda Ferraz, chefe do escritório local, a ausência de energia elétrica paralisou o funcionamento das bombas de sucção nas fontes de água e o trabalho nas estações de tratamento e nas centrais de distribuição. Ela explicou que o órgão comunicou à Cepisa o ocorrido, mas não poderia tomar mais providências além desta para resolver o problema.

PM reforçou segurança nas ruas

À medida que anoiteceu e as cidades ficaram em completa escuridão, a Polícia Militar se articulou para reforçar a segurança nas ruas e evitar crimes. De acordo com o comando do 11º Batalhão da Polícia Militar, sediado em São Raimundo Nonato, equipes fizeram rondas e ficaram de guarda em frente a agências e postos de caixas eletrônicos, para prevenir tentativas de roubos e ataques a terminais de autoatendimento.

O batalhão se articulou com grupamentos de cidades vizinhas e reforçou a segurança em São Lourenço, Dirceu Arcoverde, Caracol, Bonfim, São João, Anísio de Abreu, Campo Alegre, Dom Inocêncio, Jurema e São Braz. O problema também foi comunicado a equipes policiais de municípios na divisa do Piauí com a Bahia, como Remanso e Casa Nova.
A mobilização foi considerada positiva, pois, conforme o levantamento feito pelo 11º BPM, não houve ocorrências na região até o momento em que o fornecimento de energia elétrica foi recuperado.

VEJA ABAIXO A NOTA DIVULGADA PELO ESCRITÓRIO DA ELETROBRAS EM SRN:

A Eletrobras Distribuição Piauí vem através deste meio de comunicação prestar esclarecimentos a todos os consumidores e população em geral sobre a falta de energia que ocorreu no dia 08/09/2012, no intervalo das 13:05 hs às 22h:17 hs. A interrupção foi decorrente da quebra de isoladores (cadeia de isoladores de disco) no circuito 69KV na cidade de São João – PI, logo após a subestação da Chesf, provocado por ato de vandalismo. A Eletrobras está adotando todas as medidas para identificar os responsáveis que provocaram o ato.

O circuito mencionado, atende a principal subestação de São Raimundo Nonato, desta forma as treze cidades deste polo ficaram sem energia, são elas: São Raimundo Nonato, Coronel J Dias, São Lourenço, Dirceu Arcoverde, Dom Inocêncio, Fartura – PI, Bonfim – PI, Várzea Branca, Anísio de Abreu, São Braz, Jurema, Caracol e Guaribas. Os polos de São João – PI e Simplício Mendes também ficaram sem energia.

A Eletrobras esclarece também, que desde o primeiro instante da ocorrência, toda uma equipe técnica foi acionada para identificar o local do defeito, onde foi realizado um trabalho de inspeção nas subestações de força, através das equipes operacionais de São Raimundo Nonato e São João – PI. Foi acionado também, para restabelecer o sistema elétrico, duas equipes de linha viva, direcionadas à substituição das cadeias de isoladores com defeito.
Desde já, a Eletrobras agradece a compreensão de toda a população e reforça o compromisso de fornecer uma energia contínua e de qualidade.

Mais conteúdo sobre:

Cepisa

Facebook
Veja também