Piauí

Veja dicas para economizar energia elétrica durante o B-R-O BRÓ

Conforme a Equatorial, o consumo no B-R-O BRÓ pode haver um aumento de 6% a 12% nas contas dos clientes; ar condicionado, geladeira, chuveiro elétrico são os maiores vilões.
04/09/2020 09h42 - atualizado

Com a chegada do período mais quente do ano no estado, o B-R-O BRÓ, junção das terminações dos últimos meses do ano, começando por setembro, a Equatorial Piauí orienta os consumidores sobre dicas para economizar energia elétrica.

Segundo a concessionária de energia, com o aumento da temperatura e a busca para amenizar o calor, consequentemente ocorre o crescimento do uso de ventilador, ar-condicionado e umidificadores, aumentando consideravelmente o consumo, e com o isolamento social o aumento do consumo de energia se intensifica devido ao trabalho em home Office.

  • Foto: Divulgação/EquatorialEquatorial orienta consumidores para economizar energia no B-R-O BRÓEquatorial orienta consumidores para economizar energia no B-R-O BRÓ

Conforme a Equatorial, o consumo no B-R-O BRÓ pode haver um aumento de 6% a 12% nas contas dos clientes, e para evitar um impacto maior na conta de energia ao fim do mês, é necessário evitar situações de desperdício, como não deixar equipamentos ligados sem uso.

“As pessoas precisam estar atentas ao uso dos aparelhos no dia a dia para economizar. Nesse período mais quente, naturalmente já há um consumo maior, para amenizar o calor. Os aparelhos consomem mais energia para funcionar com a mesma qualidade. Por exemplo, o motor da geladeira precisa funcionar com mais intensidade para manter a temperatura baixa por conta do calor do ambiente. Mas, há algumas ações diárias que ajudam a reduzir o impacto na conta”, explica o técnico da área de Eficiência Energética da Equatorial Piauí, Gilvan Monteiro.

De acordo com a Equatorial, o aparelho de ar condicionado, geladeira, chuveiro elétrico, equipamentos ligados em modo de espera podem se tornar vilões, contribuindo consideravelmente no aumento do valor da conta.

Confira algumas dicas de economia:

-Evitar abrir a geladeira constantemente, tente retirar todos os alimentos da geladeira de uma só vez, evitando a entrada de ar quente e, consequentemente, forçando mais o motor;


-Fazer a manutenção das borrachas de vedação da porta da geladeira;
-Manter a limpeza do filtro do ar-condicionado em dia;


-Acumular maior quantidade de roupas e passa-las de uma só vez, evitando ligar e desligar o ferro de passar;


-Não deixar celulares, câmeras, notebooks e outros equipamentos ‘’dormirem’’ carregando;


-Desligar o ‘’stand-by’’ ou modo de espera de equipamentos, retirando-os da tomada quando não estiverem em uso;


-Reduzir tempo de banho em chuveiro elétrico;


- Aproveitar ao máximo a luz natural e usar, quando necessário, lâmpadas LED, que são mais econômicas e tem maior vida útil.

Mais conteúdo sobre:

Mais na Web