Viagora

Vendedores de imóveis são alvos de estelionatários em Teresina

Golpe vem sendo realizado por meio de cobrança indevida de imposto. O MP foi acionado.

Um novo golpe vem atingindo pessoas que estão tentando realizar a venda de imóveis em Teresina. A ação é voltada para contribuintes do município, e está sendo realizada através da cobrança indevida do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).

O golpe foi explicado pelo assessor especial da Receita do Município, Alexandre Castelo Branco. "Uma pessoa se apresenta como interessada na compra de um imóvel e oferece uma facilidade, que seria uma redução no valor do tributo a ser pago. Na negociação, essa pessoa pede um adiantamento no valor do tributo, convencendo a vítima que tem a colaboração de um servidor da secretaria de Finanças. Assim, recebe esse dinheiro em cédulas ou através de depósito em conta e depois desaparece", relatou.

A Prefeitura de Teresina afirmou que já tomou providências a respeito da ação, acionando a Polícia Civil e o Ministério Público. O município teve conhecimento do crime após um contribuinte realizar uma denúncia, relatando o problema. A prefeitura alerta que o pagamento de tributos não deve ser realizado a qualquer pessoa.

Alexandre Castelo Branco aconselhou que as pessoas não façam depósitos em contas de terceiros, mesmo eles apresentando vantagens e facilidades. "O procedimento adotado pela Prefeitura para o pagamento dos tributos é diferente. Utilizamos o ITBI eletrônico, que emite o boleto para o pagamento no nome do contribuinte”, explicou o assessor. “Peça a emissão do boleto e faça você mesmo o pagamento para evitar ser vítima de algum golpe”, finaliza Alexandre Castelo Branco.

Facebook
Veja também