Viagora

Vereador Branco tem mandato cassado no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí

Branco exerce o seu primeiro mandato. Ele foi eleitono ano de 2008 com 787 votos, sendo o mais bem votado no município.

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE PI)julgou procedente a ação movida pelo MinistérioPúblico Eleitoral e cassou o mandato do vereadordo município de Jaicós, Francisco de LimaRodrigues, "Branco", como é popularmenteconhecido.

O TRE-PI entendeu que o vereador trocou departido sem justa causa e decretou a perda do cargo eletivo. "Branco" trocou o PP - PartidoProgressista, partido em que foi eleito em 2008, efiliou-se ao PSDB em setembro de 2011.

A decisão do TRE-PI será comunicada ao Presidenteda Câmara Municipal de Jaicós, que terá o prazo de 10 dias, para empossar posse ao primeiro suplentedo Partido Progressista (PP) que ainda permaneçafiliado, ou, sucessivamente, ao primeiro suplente dacoligação respectiva que não tenha mudado departido.

Branco exerce o seu primeiro mandato. Ele foi eleitono ano de 2008 com 787 votos, sendo o mais bem votado no município. Nas eleições de 2012, foicandidato a vice-prefeito na chapa majoritária encabeçada pelo atual prefeito Ozanam Barros (PTB) e perdeu a eleição. Sua irmã, Francisca Lima (PSDB), foi candidata a vereadora e elegeu-secomo a segunda mais bem votada do município.O ex-vereador Cloves Nunes Pergentino Filho (PP) voltará à Câmara Municipal de Jaicós ainda este ano. Ele ocupará a vaga deixada pelo vereador Francisco de Lima Rodrigues, o Branco (PSDB), que teve seu mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) nesta segunda-feira (22).

A decisão do TRE-PI será comunicada ao Presidente da Câmara Municipal de Jaicós, o vereador Flávio José de Macedo Silveira (PT), que terá o prazo de 10 dias para dar posse ao suplente.

Nas eleições de 2008, Cloves disputou a eleição no grupo político liderado pelo ex-prefeito Crisanto Neto e obteve 432 votos, ocupando a primeira suplência do seu partido - PP, e da Coligação "Unidos pelo Progresso de Jaicós".

Apesar da permanência no PP, partido aliado ao grupo Crisanto nas eleições deste ano, Cloves não concorreu a nenhum cargo eletivo e apoiou a candidatura do atual prefeito Ozanam Barros, junto ao seu filho, Clovenilson Pergetino, que foi candidato a vereador pelo PSB e obteve 142 votos, ficando na suplência.
Facebook
Veja também