Viagora

Vereador Dudu critica redução no número de inscritos no Enem 2017

Além disso o parlamentar também criticou a reforma do Ensino Médio, promovida pelo governo Temer.

Durante sessão na Câmara Municipal de Teresina, nessa terça-feira (23), o vereador Edilberto Borges, o Dudu (PT), falou sobre a educação no Brasil, ressaltando que na edição 2017 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) o número de inscritos reduziu, além de criticar a reforma educacional do Presidente Michel Temer.

De acordo com um balanço parcial divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), apenas cerca de seis milhões de alunos estão inscritos no Enem. Em 2016 foram mais de nove milhões.

Para Dudu, os políticos apresentam todos os anos um discurso de apoio à educação, mas na prática isso não existe. “É preocupante você perceber, em menos de um ano, essa redução de inscritos no Enem. Principalmente quando os políticos afirmam em seus discursos que a educação é a principal saída para o bem do povo. Cerca de três milhões de brasileiros deixaram de se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio em um ano. Essa redução significa que um Piauí inteiro não se inscreveu”, disse.

  • Foto: AscomVereador Edilberto - Dudu (PT)Vereador Edilberto - Dudu (PT)

Além disso o parlamentar também criticou a reforma do Ensino Médio, promovida pelo governo Temer. "Fizeram a reforma do Ensino Médio por decreto e a caixa de ressonância dessa reforma é o não acesso à realização do ENEM”, destacou Dudu, que apresentou um indicador que aponta que em 2014 mais de 8 milhões de jovens e adultos se inscreveram para o ENEM. Em 2015 foram cerca de 9 milhões e neste ano apenas 6 milhões fizeram inscrição.

Dudu finalizou ressaltando um susposto sucateamento da educação no país. "Isso é um reflexo de que o povo está contra toda as reformas que este governo implementou na nação. O povo pobre do Brasil não encontra mais nem na educação um pilar para que ela possa tocar a sua vida. A nossa educação está sendo sucateada para que possa ser passada para o setor privado, agravando ainda mais nossa situação", concluiu.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Dudu

Facebook
Veja também