Viagora

Vereador Rodrigo Martins propõe audiência pública para discutir mudança na abertura do comércio

A ideia é evitar a coincidência entre o início do funcionamento do comércio e o começo do expediente em repartições públicas e escolas.

O vereador Rodrigo Martins (PSB) protocolou nesta terça-feira (6), na Câmara Municipal de Teresina, pedido de audiência pública para discutir a mudança na abertura dos estabelecimentos comerciais no Centro. No encontro, o socialista pretende debater a proposta com comerciários, classe patronal e órgãos da administração pública.

A ideia é evitar a coincidência entre o início do funcionamento do comércio e o começo do expediente em repartições públicas e escolas. "A cidade já apresenta congestionamentos que iniciam às 6h30. Quem está nos bairros e precisa se deslocar para o Centro encontra gargalos, como na Ponte Wall Ferraz, Frei Serafim, Duque de Caxias e Miguel Rosa. É preciso discutir alternativas para melhorar a mobilidade", explica Rodrigo.
Imagem: DivulgaçãoRodrigo Martins(Imagem:Divulgação)Rodrigo Martins

O parlamentar afirmou que a intenção da audiência pública é dialogar, sobretudo, com trabalhadores do comércio e empresariado com o intuito de viabilizar a mudança. "A nossa sugestão é que o as lojas e repartições do Centro abram a partir das 9 horas, mas queremos discutir com o sindicatos dos comerciários e de lojistas, que estão diretamente envolvidos, e evitar qualquer prejuízos às categorias", acrescenta Martins.

Em discurso na tribuna, Rodrigo Martins, que é presidente da CMT, reconheceu que a capital precisa de investimentos e obras estruturantes para melhorar o trânsito "mas também é necessário buscar ações e alternativas viáveis economicamente que objetivam minimizar congestionamentos na região central no início da manhã".

O vereador Gilberto Paixão (PT), representante do movimento sindical dos comerciários na Casa, destacou a proposta do colega e alertou sobre a possibilidade dos empresários em desobedecerem acordos trabalhistas. "É uma discussão importante. Porém, vai ser difícil convencer o empresariado dessa ideia porque tudo para eles gira em torno de questões econômicas", lembrou o petista, em aparte.

Já a vereadora Rosário Bezerra (PT) reconhece que a proposta será amplamente discutida no Legislativo e irá possibilitar a abertura para outros debates. "É algo que trata da mudança de hábito do teresinense e vai ser porta para demais alternativas viáveis no que diz respeito à troca de turnos por conta do calor da cidade ou criação de mais ciclovias para estimular a atividade física", aponta.

A data da audiência pública ainda será marcada e deve ocorrer ainda neste semestre.
Mais conteúdo sobre:

Rodrigo Martins

Facebook
Veja também