Viagora

Vereadora relata falhas na Maternidade Dona Evangelina Rosa

Teresinha Medeiros disse que a situação da maternidade está pior que ela imaginava, mas assessoria nega os problemas.

A vereadora Teresinha Medeiros (PSL) disse que a Maternidade Dona Evangelina Rosa, em Teresina, vem passando por diversos problemas que estariam dificultando o atendimento aos pacientes. Declaração foi divulgada nessa terça-feira (10).

  • Foto: Reprodução/Street ViewMaternidade Dona Evangelina Rosa em TeresinaMaternidade Dona Evangelina Rosa, em Teresina

Teresinha Medeiros visitou a maternidade na companhia dos vereadores R. Silva (PP) e DR. Lázaro (PPS), após denúncias de supostos problemas nas UTI´s. Durante a visita, os políticos constataram até mesmo a falta de remédios básicos.

“A situação da Evangelina Rosa está pior do que imaginávamos. Está faltando medicamentos básicos, como o de controlar a pressão. Além de estarem querendo fechar uma das entradas no turno da noite, por motivos de contenção de gastos. E a demissão de mais de 60 colaboradores, incluindo técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas, entre outros, todos sem justa causa, e com salários atrasados desde o mês de janeiro”, contou Teresinha Medeiros.

De acordo com a assessoria da Maternidade Dona Evangelina Rosa, a visita feita pelos vereadores foi vista como positiva e foram apresentados algumas dificuldades que a maternidade vem enfrentando atualmente, no qual eles se ofereceram para ajudar a resolver.

Sobre a demissão dos colaboradores, a assessoria relatou que não foram demitidos trabalhadores sem justa causa, e que foi feita a demissão apenas dos funcionários excedentes.

Confira a nota de esclarecimento:

Sobre as possíveis denúncias que teriam sido relatadas por vereadores que visitaram a Instituição na segunda-feira (9), a diretoria da Instituição esclarece que:
•    Não procede a informação de falta de determinados materiais e/ou medicamentos que venham a prejudicar a segurança dos pacientes. O que é realidade é baixo estoque, fato que já está sendo regularizado.;
•    Sobre o corte de profissionais, a determinação é da Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI), que constatou, em auditoria, que desde gestões anteriores existe um excedente de profissionais em alguns setores. O objetivo é contenção de gastos;
•    O fechamento de uma das portarias do período da noite – a partir das 20h – também é uma medida de contenção de despesas, já que nesse período o fluxo de pacientes é bem menor, não haverá comprometimento do atendimento.

É extremamente importante ressaltar que parlamentares que visitaram a Evangelina Rosa foram recebidos pela diretoria administrativa e todas essas questões foram esclarecidas pessoalmente.

Facebook
Veja também