Viagora

Vigilância Sanitária intensifica fiscalizações em eventos juninos

Os agentes percorreram as barracas orientando os vendedores sobre conservação, higiene e exposição dos alimentos.

Nesse período de festas junina, a Vigilância Sanitária de Teresina tem visitado eventos da cidade realizando fiscalizações. No domingo (23), a equipe marcou presença nos festejos do bairro Poty Velho, Expo Teresina e no parque de exposições Dirceu Arcoverde levando orientações e supervisionando a qualidade dos alimentos ofertados nesses locais.

Os agentes percorreram as barracas orientando os vendedores sobre conservação, higiene e exposição dos alimentos. O gerente da Vigilância Sanitária da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Jeanine Seba, disse que o órgão vai acentuar a fiscalização. “No dia da festa, a equipe vai verificando se as recomendações estão sendo seguidas”, informou.

Ele explica, ainda, quais são as recomendações repassadas. “Os produtos de origem animal devem possuir o selo de inspeção. Também é observado no local o seu acondicionamento e sua exposição. A vigilância também fica de olho no manipulador, verificando sua higiene e se estão com ferimentos nas mãos, condições estas importantes na prevenção da contaminação alimentar. Tudo isso para que as pessoas participem dessas festas para se divertir e alimentar-se com segurança”, ressalta.

Os brincantes também podem colaborar com o trabalho da vigilância sanitária, é o que afirma Jeanine Seba. “Por exemplo, ao consumir um espetinho, quebre o palito para evitar sua reutilização. Exija copos e pratos e talheres descartáveis, observe a higiene dos ambulantes e das barracas, verifique a validades das bebidas e jogue o lixo em local apropriado”, finaliza.

Facebook
Veja também