Viagora

Vigilância Sanitária manda recolher Redufite no Piauí

No Piauí, uma jovem de 23 anos morreu esta semana após suspeita de fazer uso do produto, que é utilizado como emagrecedor.

A Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (Divisa) determinou que as Vigilâncias Sanitárias Municipais verificassem a existência ou não da distribuição e comercialização irregular dos produtos “Redufite” ou “Redufite Gold” em suas localidades, para que sejam realizados os procedimentos de apreensão e inutilização desses produtos.

No Piauí, uma jovem de 23 anos morreu esta semana após suspeita de fazer uso do produto, que é utilizado como emagrecedor. “Assim que tomamos conhecimento desse caso, nós enviamos um oficio circular para os municípios para que essa investigação fosse realizada, bem como a Anvisa, Polícia Civil e aos Conselhos de Classe”, destacou a diretora da Divisa, Tatiana Chaves.

  • Foto: DivulgaçãoA Vigilância Sanitária está fiscalizando a comercialização irregular do produtoA Vigilância Sanitária está fiscalizando a comercialização irregular do produto

Na capital Teresina, até o momento, não foi encontrado nenhum produto da marca referente, embora, após buscas realizadas pela equipe técnica da Divisa, foram identificadas publicidade e divulgação em estabelecimentos da capital por meio eletrônico. 

Em agosto deste ano, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou a Resolução Especifica Nº: 02258/2018, proibindo a fabricação, distribuição, divulgação, comercialização, apreensão e inutilização em todo o território nacional das unidades do produto. A medida foi tomada após a comprovação da comercialização do medicamento sem registro, notificação ou cadastro na Anvisa em sítios eletrônicos. “É importante ressaltar para a população, que os produtos sem o registro da Anvisa não oferecem segurança e nem garantem a eficácia que é exigida para produtos sob segurança sanitária. Sendo assim, esses produtos representam um alto risco de danos e ameaça a saúde da população”, alertou Tatiana Chaves.

Segundo a diretora, o consumidor precisa ficar atento às informações contidas no rótulo dos produtos. “Além disso, nós orientamos que em caso de dúvidas sobre um determinado produto ou medicamento, que a população faça busca frequente nos sites da Anvisa e da Vigilância Sanitária. Lá, são publicados diariamente os produtos irregulares, como medicamentos e cosméticos, através de Resoluções Especificas para cada produto”.

Registro

A Anvisa é responsável pelo registro de medicamentos em todo o território brasileiro. Contudo, qualquer produto que possuir alegações terapêuticas, independentemente da sua natureza (vegetal, animal, mineral ou sintética), deve ser considerado medicamento e precisa de registro para ser considerado seguro e poder ser fabricado e comercializado.

Facebook
Veja também