Viagora

Vigilância Sanitária orienta estabelecimentos sobre uso de máscaras

A FMS ressalta que os cuidados preventivos em relação ao coronavírus devem acompanhar o uso da máscara de proteção.

A Vigilância Sanitária continua os trabalhos de orientação nos estabelecimentos que prestam serviços essenciais. O órgão orienta que a população deve utilizar máscaras caseiras, feitas de tecido, e as do tipo cirúrgicas descartáveis devem ser destinadas aos profissionais da saúde.

A gerente de Vigilância Sanitária da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Jeanyne Seba, explica que, antes do uso, a máscara de tecido deve ficar de molho por 10 minutos com água e sabão para depois secar ao sol e ser passada com ferro quente. “Antes de colocar a máscara, devemos lavar as mãos com água e sabão ou passar álcool 70%”, orienta a gerente, ressaltando que a máscara deve ficar ajustada ao rosto cobrindo totalmente a boca e o nariz, não devendo ser retirada para tossir, espirrar ou falar.

Conforme as orientações, a troca de máscaras deve ser feita a cada duas horas ou sempre que estiver úmida, devendo ser retirada pela frente e guardada em um saco plástico bem fechado. A máscara descartável não deve ser reutilizada e nem descartada na rua, também precisa ser colocada dentro de um saco plástico bem vedado e em seguida jogada no depósito de lixo.

A gerente ressalta no entanto, que o uso de máscara não garante a total proteção, elas devem ser utilizadas seguindo as outras recomendações como manter distância de 2 metros no mínimo das outras pessoas caso esteja na rua e optar pelo uso do álcool em gel nessas circunstâncias.  “Mesmo com toda essa orientação, o isolamento social é a melhor forma. Fique em casa, e só saia se for estritamente necessário”, alerta Jeanyne Seba.

Facebook
Veja também