Viagora

Wellington acerta detalhes para implantação de Sistema de Segurança

A proposta é trabalhar de forma integrada, considerando critérios de baixo, médio e alto risco para Justiça e Segurança do Piauí.

O governador Wellington Dias se reuniu, nesta segunda-feira (13), com a equipe de órgãos de segurança do poder executivo para dar encaminhamento à unificação da segurança pública estadual por meio do Sistema de Classificação de Risco. A proposta é trabalhar de forma integrada, considerando critérios de baixo, médio e alto risco para Justiça e Segurança do Piauí.

  • Foto: Divulgação/Governo do PiauíClassificação de RiscoClassificação de Risco

Estiveram presentes a vice-governadora Regina Sousa, o secretário da Segurança Pública, Fábio Abreu, o secretário da Justiça, Carlos Edilson, a diretora de gestão interna da Secretaria de Estado da Segurança Pública, Eugênia Villa, e o comandante geral da Polícia Militar, Lindomar Castilho. Na oportunidade, foram apresentados os critérios de avaliação para a Secretaria de Estado da Justiça, quanto às unidades prisionais de baixo, médio e alto risco.

De acordo com o secretário da Justiça, Carlos Edilson, após a apresentação dos critérios, serão identificadas as unidades prisionais por complexidade dos crimes. “A Secretaria da Justiça deve apresentar quais serão as unidades de alto risco, quais as unidades de médio risco e quais as unidades que irão trabalhar dentro do baixo risco. É isso que nossa equipe vai organizar e apresentar essa demanda ao governador. Tão logo a gente monte isso, eu acredito que no início do mês de julho, quando está prevista a inauguração da cadeia de Altos, essa estrutura do alto risco passa por essa nova unidade”, declarou.

Segundo o governador Wellington Dias, após aprovação da reforma administrativa, concretizou-se a mudança na organização nas demandas da Justiça e Segurança Pública, objetivando um trabalho integrado. “Aprovamos na reforma uma mudança forte na organização do Estado, tanto na área da Secretaria da Justiça como também na estrutura da Secretaria de Segurança. Nós vamos trabalhar integradamente a prevenção, a investigação, porém, organizados em um novo sistema que é chamado pela legislação de Sistema por Avaliação de Risco. Isso exige da nossa equipe um esforço muito grande porque é uma novidade no Brasil”, explicou.

O objetivo é criar um Sistema de Classificação de Risco para todas as áreas da segurança, a exemplo do que ocorre na área da Saúde e da Educação. Políticas, recursos e profissionais direcionados e especializados do ponto de vista de baixo, médio e alto risco para a segurança da sociedade.

“Essa integração permitirá um grande avanço, assim como na Saúde temos profissionais, estruturas e equipamentos para cuidar do baixo risco, do médio risco e do alto risco, que é a Atenção Básica. Da mesma forma que na Educação temos as equipes e estruturas que cuidam da Educação Infantil, Fundamental, de nível Médio e Superior. Será desse modo na área do sistema de Segurança e Justiça, no qual vamos ter uma nova forma de organização, que possa ter a avaliação do que é considerado o baixo, médio e alto risco em relação ao tipo de crime”, declarou Dias.

Durante a reunião, foi acertado a elaboração de um termo de cooperação que, a partir dele, haverá um diálogo com o Judiciário, Ministério Público, e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). “Certamente, essa separação vai permitir que tenhamos equipes bem especializadas, estruturas adequadas e bom resultado na segurança do Piauí", acrescentou o chefe do executivo estadual.

Mais conteúdo sobre:

Wellington Dias

Governo do Piauí

Facebook
Veja também