Viagora

Wellington antecipa 13° salário dos servidores estaduais para agosto

De acordo com o secretário de Fazenda, Rafael Fonteles, o pagamento do 13° terceiro salário estava previsto para dezembro, mas a o governador decidiu pela antecipação para este mês de agosto.

Nesta sexta-feira (07), o govenador Wellington Dias (PT) realizou entrevista coletiva e anunciou a antecipação do 13º salário dos servidores públicos estaduais para o dia 21 de agosto.

De acordo com o secretário de Estado da Fazenda, Rafael Fonteles, o Governo do Piauí foi o único estado que mesmo em meio à crise econômica provada pela Covid-19 conseguiu quitar todas as dívidas com a União, sendo possível a antecipação dos 13° salário que estava previsto para dezembro.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Wellington Dias anuncia retomada de alguns setores da economia no Palácio de Karnak.Wellington Dias anuncia retomada de alguns setores da economia no Palácio de Karnak.

“Hoje podemos colocar de forma clara que o custeio da máquina pública, contrato de terceirizados, locação de imóveis, combustíveis, estão em dias. Conseguimos ser o único estado do Brasil a quitar todas as dívidas com a União, atestado pelo Ministério da Economia [...] O senhor [Wellington] toma uma decisão importante de antecipar para esse mês de agosto o 13º salário do servidor público estadual. Estava previsto para 21 de dezembro, e será programado para o dia 21 de agosto. São mais de R$ 200 milhões diretamente nas contas dos mais de 90 mil servidores”, afirmou o secretário da Fazenda.

Conforme o secretário da Fazenda, o Governo do Estado teve que tomar medidas mais rígidas de cortes de gastos para que não faltassem recursos para a Saúde em meio a pandemia da Covid-19.

 “A consequência econômica da pandemia foi a quebrada da atividade econômica [...] O senhor [Wellington] teve que fazer medidas mais duras, cortou na própria carne, porque cortou o próprio salário, o salário da sua equipe, suspendeu todos os contratos de custeio da máquina pública não essenciais nesse período para garante que não faltasse recursos para a Saúde, e não faltou”, disse o secretário.

Com antecipação do 13° salário dos servidores, o governador Wellington Dias destaca que a medida será importante para a circulação da economia nesse momento de reabertura dos setores, e afirma que outras medidas que fazem parte do programa PRO-Piauí também irão ajudar a alavancar a economia.

Wellington Dias ressaltou ainda que o Estado tem capacidade de realizar investimentos.

“Eu aprendi que quando tem uma crise que vem derrubando a economia tem que fazer a ‘anticrise’, e é isso que o Piauí vem fazendo. A antecipação do 13º é parte disso. Mas o PRÓ-Piauí e outras medidas que a gente está trabalhando irão permitir outras formas de circulação da economia. Além disso, eu destaco também a importância de podermos, nesse momento, assegurar que o Estado do Piauí tem capacidade de investimento, isso significa que o plano traçado, ele tem sustentabilidade”, comentou o governador.

Facebook
Veja também