Viagora

Wellington articula doses da Sputnik V para uso emergencial no Piauí

De acordo com o governador do Piauí, a Sputnik V foi aprovada por órgãos reguladores e está sendo usada em vários países e a solicitação é para todos os estados nordestinos.

O governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias, conversou com o deputado federal Alexandre Padilha, por videoconferência nessa quinta-feira (14), sobre a possiblidade de aquisição de doses emergenciais da vacina russa Sputnik V, para os estados nordestinos.

Representantes da Embaixada da Rússia no Brasil, da Farmacêutica União Química, do Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF) e do Consórcio Nordeste, também participaram da reunião.

De acordo com o chefe do executivo estadual, a Sputnik V foi aprovada por órgãos reguladores e está sendo usada em vários países. Ele disse ainda que irá solicitar doses da vacina para o uso emergencial.

“Através do Consórcio Nordeste, vamos solicitar doses prontas para esse uso. Já temos um documento com apoio de todos os governadores para reserva de 50 milhões de doses”, disse Wellington Dias.

Wellington destacou que o Brasil tem três grandes laboratórios para produção de imunizantes. “Temos a Fiocruz, com o imunizante AstraZeneca já em andamento; o Instituto Butantan com a Coronavac e a União Química com a possibilidade agora de produzir a Sputnik V. O Brasil pode produzir até 80 milhões de doses dentro do país”, explicou.

A União Química e Fundo Russo de Investimento preveem entrega de 10 milhões de doses ao país até março. De acordo com o Governo do estado, o pedido para autorização de uso emergencial da vacina russa será enviado à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda esta semana.

Plano de vacinação contra a Covid-19 no Piauí

Na manhã desta sexta-feira, 15 de janeiro, o governador Wellington Dias (PT) divulgou o plano de vacinação contra a Covid-19 no Piauí. Em reunião realizada no Palácio de Karnak, foi apresentado o plano operacional de logística para a imunização da população piauiense.

De acordo com o governador, a imunização ocorrerá em quatro fases e o Piauí contará com 1.103 postos de vacinação. 

Facebook
Veja também