Viagora

Wellington dialoga com russos sobre importação da vacina Sputnik V

Os governadores Wellington Dias e Flávio Dino divulgaram nota conjunta informando que já deram início às negociações com fornecedores russos para importação da vacina contra Covid-19.

Neste sábado (05), o governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias (PT), e o governador do Maranhão e presidente do Consórcio da Amazônia Legal, Flávio Dino (PCdoB), divulgaram uma nota comemorando a decisão da Anvisa de aprovar a importação excepcional de doses da vacina Sputnik V.

Conforme o comunicado, os gestores afirmam que deram início a um diálogo com os fornecedores russos para a importação da vacina.

  • Foto: Divulgação/Sputnik VSputnik V, vacina contra Covid-19 desenvolvida pela Rússia.Sputnik V, vacina contra Covid-19 desenvolvida pela Rússia

Apesar da autorização ocorrer de modo excepcional e temporário, com uso do imunizante inicialmente restrito, os governadores afirmaram que já iniciaram o processo de análise, junto aos fornecedores russos, sobre os procedimentos técnicos mencionados pela Anvisa. O objetivo é promover os ajustes contratuais necessários à execução da importação, nos termos das Leis Federais 14.124 e 14.125/2021.

Com a decisão da Anvisa, tomada na última sexta-feira (04), fica autorizada a importação excepcional e temporária correspondente a doses para vacinação de 1% da população dos estados da Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Pernambuco e Piauí. Em junho, o Piauí receberá 66 mil doses.

De acordo com o governador Wellington Dias, foram compradas 37 milhões de doses da Sputnik.

“Ontem tivemos um dia de vitória, pois tudo o que o Brasil mais precisa é de mais vacinas. Trabalhamos para essas condições, fomos atrás da Pfizer, da Janssen, da Sputinik. Compramos 37 milhões de doses da Sputnik e agora temos a aprovação, ainda que com restrições, mas é um grande passo. Nós, governadores do Nordeste, estamos marcando uma agenda com a Anvisa para trabalhar sobre o cumprimento do regramento que foi estabelecido, mas comemoramos a decisão, que possibilita a ampliação da vacinação para a população em geral”, destacou.

Confira a nota na íntegra

“Os governadores dos estados do Nordeste e da Amazônia Legal, reunidos neste sábado (5), comemoraram a decisão da Anvisa em liberar a importação da vacina Sputnik.

Estamos analisando, juntamente com os fornecedores russos, os procedimentos técnicos mencionados pela Anvisa, visando a ajustes contratuais e à execução nos termos das Leis Federais 14.124 e 14.125/2021.

Reiteramos a determinação de obter mais vacinas para as populações das nossas regiões, em nome de nossas causas principais: Vida e Saúde. Com a ampliação das vacinas, o Brasil poderá superar a conjuntura de sofrimentos familiares, cries econômica e desemprego”.

Facebook
Veja também