Um novo decreto estadual, publicado na última terça-feira (19), reduziu, pelo período de três meses, o salário do governador Wellington Dias e da vice-governadora Regina Sousa em 15%.
A redução acontece devido à necessidade de contenção de despesas com pessoal para compensar os impactos econômicos causados pela pandemia do novo coronavírus no Piauí.
“Sem prejuízo do valor estabelecido por lei como subsídio para fins de teto constitucional previsto no art. 37, XI, da Constituição Federal, o Governador do Estado e a Vice-Governadora perceberão subsídios com redução de 15% (quinze por cento)”, menciona o Artigo 1º do decreto.
Também serão reduzidas em 15% as gratificações de secretários estaduais, presidentes, superintendentes e diretores de fundações e autarquias estaduais, além de profissionais com cargo comissionado.
As reduções não serão aplicadas a servidores públicos da área da saúde, segurança e assistência social que estejam atuando diretamente no combate à pandemia da Covid-19.
O decreto cita ainda que, servidores cujo vencimento bruto seja igual ou inferior a R$ 1.250,00 (mil duzentos e cinquenta reais) também não terão redução no salário.